- Governo do Estado regrediu toda a região de Sorocaba para a fase laranja do Plano São Paulo, porém as medidas ficaram menos restritivas
A reclassificação do Plano São Paulo, que determina a quarentena e sua flexibilização nas cidades paulistas, foi anunciada no início desta tarde pelo governo do Estado. Quatro regiões regrediram para a fase laranja, entre elas a de Sorocaba, que compreende os municípios de Itu e Salto. Já Indaiatuba, que pertence à Região Metropolitana de Campinas, permaneceu na fase amarela, mantendo os horários atuais do comércio.
A regressão de fase já era esperada por diversos especialistas em saúde, por conta do aumento dos casos de covid-19 na região, inclusive quadros graves que precisam de internação hospitalar. No boletim de quinta-feira, 07, a Prefeitura de Itu anunciou que suas duas UTIs estavam lotadas, assim como os leitos clínicos do Hospital Municipal.
Na fase laranja, que passou a ser menos restritiva a partir de agora, o funcionamento presencial de bares não é permitido; todos os setores, incluindo comércios e shoppings, podem funcionar, mas com ocupação limitada a 40% da capacidade do local e horário reduzido de oito horas por dia. Os estabelecimentos podem funcionar apenas até as 20h.
A próxima atualização do Plano São Paulo está prevista para 05 de fevereiro.
foto: Divulgação