A arte de pôr a mesa para as ceias

  • Dona de um canal no Instagram, que tem o objetivo de retratar o seu amor por mesas postas, a advogada Sheila Mara Hyppolito de Sousa montou – exclusivamente para a Revista Regional – duas opções de mesas para as ceias de final de ano

Mesa decorada para o Natal

Sentar-se à mesa para celebrar momentos especiais ou mesmo para concretizar negócios é um ato praticado há muito tempo. Para essas ocasiões, sempre são montadas mesas lindas para deixar o ambiente harmônico, alegre e aconchegante.

Atualmente, pôr a mesa ou fazer uma decoração um pouco mais especial caiu no gosto de todos. Talvez pelo período de isolamento social, que fez com que as pessoas buscassem se sentir melhor, simulando em suas casas o ambiente de um restaurante, por exemplo, ou simplesmente optando por uma mesa harmoniosa que pudesse proporcionar horas de alegria e bons sentimentos.

“Esse é um hábito que está sendo resgatado nos lares, com a mesa sendo cada vez mais valorizada no convívio, o que é maravilhoso! As tendências de cores, estampas e design, assim como em outras áreas, são profundamente influenciadas pelo mundo da moda, haja vista toda gama de tecidos utilizados em roupas de mesa. Acredito que as pessoas estão conhecendo o mundo da mesa posta e aprendendo a valorizar esses momentos, afinal uma bela mesa, acompanhada de pessoas queridas e uma refeição, são o conjunto perfeito para boas lembranças”, afirma Sheila Mara Hyppolito de Sousa.

Sheila Mara Hyppolito de Sousa, responsável pela decoração das mesas

Apesar da carreira jurídica, atuando como advogada em Salto e região, Sheila poderia perfeitamente seguir o ramo da decoração ou simplesmente focar apenas nas mesas postas. Amante de decoração e com um talento surpreendente na arte de pôr a mesa, faz da sua própria um perfeito cartão de visitas para seus seguidores no Instagram. “Não gosto apenas de pôr a mesa, sempre gostei de receber as pessoas em minha casa. Faço isso há bastante tempo, mesmo antes de toda essa repercussão nas redes sociais”, comenta.

Sheila ressalta que muitas pessoas questionam se ela pretende trabalhar com isso ou oferecer serviços de consultoria de como pôr a mesa ou receber bem. Mas para ela, já é uma identidade: “Para mim, pôr a mesa e decorá-la é uma verdadeira paixão, adoro tudo que está relacionado a isso, as estampas dos tecidos, as louças, escolher o que vou servir. O canal @poecharmenamesa nasceu despretensiosamente, como uma forma de retratar minhas mesas, ter como recordação e também compartilhar com as pessoas inspirando-as a cultivar esse hábito. O bom gosto e a imaginação não podem ficar de fora, mas o que importa mesmo é o ato de pôr a mesa, que, para mim, trata-se de uma demonstração de cuidado e carinho para com você mesmo e para com os demais”, explica.

Itens essenciais para uma mesa posta

Segundo a advogada, não é o luxo que conta na hora de produzir uma mesa, mas sim o carinho, harmonia e aconchego que ela irá simbolizar e passar aos convidados. Não importa se ela será modesta ou sofisticada, o que realmente tem significado é olhar aquela produção e se sentir especial.

Existem mesas formais, em que o protocolo deve ser seguido, como é o caso de mesas para chefes de Estado, e existem as mesas para festas e celebrações particulares, em que não há tanta formalidade. Uma dica básica, de como dispor os itens à mesa: tenha sempre isso em mente, lado esquerdo itens masculinos, como guardanapo e garfo, lado direito itens femininos, taças, facas e colheres.

“Não espere ter um jogo de porcelana para começar a desfrutar desses momentos ao redor da mesa, use o que você tem em casa e pronto. Pratos, copos, taças e talheres são suficientes para uma mesa bem arrumada e cheia de sentimentos”, afirma.

Agora, se o objetivo for investir em roupas e louças, Sheila sugere que comece com um jogo de pratos brancos, com peças rasas e fundas, pratos de sobremesa e conjuntos de xícaras de chá e café. A cerâmica é uma ótima opção também. Para os que podem investir um pouco mais, a sugestão é um aparelho completo em porcelana branca e redonda, que harmoniza melhor com outras louças.

“Um conjunto de talheres liso em inox é essencial, tenha facas de mesa, garfos de mesa, garfos de sobremesa, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de chá. Se puder investir em um faqueiro completo, melhor ainda. Você também vai precisar de um conjunto de copos ou taças para água e refresco e um conjunto de taças para vinho de tamanho médio (que podem ser usadas para tinto ou branco), depois pense no que você costuma beber ou servir na sua casa, caso goste de espumante, invista em taças do tipo flute, mas se na sua família o costume é beber cerveja, tenha copos ou taças para servi-la”, orienta.

Em relação a guardanapos, o de algodão branco é o mais fácil de limpar e combinar, além de serem versáteis na decoração. “Você pode variar a forma de dobrá-los, dando uma cara diferente para os mesmos. Invista em um jogo americano ou uma boa toalha de mesa. Independentemente da sua escolha, lembre-se de optar por cores neutras, que combinem com o seu estilo e com a sua casa”, ressalta.

Os sousplat de vidro ou inox são os mais básicos, mas também são caros. Se puder, comece por eles. Mas se prefere uma opção mais acessível, invista em sousplat de plástico ou de MDF, para usar com capas de tecido que você pode trocar conforme a composição da mesa. “Não são essenciais, pois você pode fazer dobraduras e pronto. Mas vale investir em um jogo de porta-guardanapos de metal ou de flores em uma cor neutra para começar. O efeito na mesa é lindo”, comenta.

Tendência para Natal e Réveillon

As festas de final de ano têm cores clássicas e que nunca cairão em desuso como o branco, dourado, prata, verde e vermelho. Cores como rosé e off white têm ganhado muito espaço, aliadas às flores secas.

Detalhe da mesa posta para o Réveillon

A pedido da Revista Regional, Sheila montou duas opções de mesas, sendo uma para o Natal e outra para o Ano Novo. Na de Natal, usou peças trazidas de uma viagem e deu para o branco o protagonismo da mesa. Também utilizou velas e luzes pequenas para dar o toque final de elegância.

Já para a mesa de Réveillon, sua inspiração foi a leveza e delicadeza do limão siciliano. Criou um arranjo central com folhas verdes, alecrim, limão siciliano e mini-margaridas, que, aliados à rouparia de mesa da mesma temática, louças brancas e taças de cristal, deixaram um leve aroma de ervas e aquele cheirinho de coisa boa que o novo ano promete.

“A tendência que nunca sai de moda mesmo é a gentileza e a generosidade. Com esses itens, com certeza você vai arrasar em suas festas de final de ano. Ah, e não permita que suas louças fiquem aguardando uma ocasião especial para aparecer. Essa ocasião pode nunca ocorrer, e com o passar do tempo, você terá somente louças e não mais momentos nem pessoas para desfrutá-las, então priorize o agora”, finaliza.

Reportagem e fotos: Aline Queiroz

Mesas postas por Sheila Hyppolito de Sousa @poecharmenamesa. Os itens utilizados foram confeccionados por artesãs de Salto: os jogos americanos pela @olivera.mesaposta e bordados nos guardanapos pela @selbordados. Sheila também utiliza artigos da @gira.art em suas mesas.