Por meio de uma paixão por ferrovias, nasceu o que hoje é a maior aposta para a retomada turística e econômica das cidades de Itu e Salto: o Trem Republicano, um projeto que após 15 anos de implementação estará funcionando a partir do dia 19
A ligação com ferrovias do turismólogo Fábio Luiz Grizoto vem da infância. Teve início vendo os trens de carga passando pelas estações de Itu e Salto, seguido do seu primeiro ferrorama, brinquedo que ganhou de presente aos cinco anos. Nos finais de ano, durante a década de 1980, era frequentador assíduo do Presépio do Padre Amirat, no salão onde funcionou o Teatro São Domingos, aos fundos da Igreja Bom Jesus, em Itu. Neste local, vários trens de brinquedos funcionavam através da colocação de fichas.
O tempo passou, chegou a década de 2000 e ele começou a montar sua maquete de ferromodelismo. Decidiu se aprofundar nas pesquisas ferroviárias e a compreender a história de várias companhias e sua relação com a imigração e as lavouras de café, e em Itu, a relação com da Companhia Ytuana com a Convenção Republicana. Em 2003, ingressou na Prefeitura de Itu, como funcionário na área de Turismo. Dois anos, foi até o Rio de Janeiro apresentar um projeto básico sobre o trem e, em 2008, escreveu a monografia em conjunto com outros colegas do Curso de Bacharel em Turismo com a temática “Trem Republicano: uma ligação através dos trilhos”.
Assim, por meio de uma paixão por ferrovias, nasceu o que hoje é a maior aposta para a retomada turística e econômica das cidades de Itu e Salto no pós-pandemia: o Trem Republicano, um projeto que, após 15 anos de idealização, estará funcionando a partir do dia 19 deste mês (dezembro).
“Sempre acreditei que um trem turístico ligando as duas cidades poderia fortalecer os atrativos turísticos que já existem, colaborando para o aumento do fluxo de visitantes, por meio de roteiros temáticos. Em relação à história, será possível evidenciar a importância da ferrovia para a região, desde o mote principal com o tema da República, como o desenvolvimento econômico na área rural e industrial, e até na questão esportiva com o surgimento do Ferroviário Atlético Ituano, além de apresentar uma cronologia iniciada pela Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, posteriormente Estrada de Ferro Sorocabana, a transformação em Fepasa e finalizando com a atual operação de cargas no chamado corredor de exportação com a Rumo Logística”, comenta Fábio, que atualmente é diretor operacional do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano e também será um dos maquinistas do Trem Republicano.
A primeira conquista para concretizar o projeto foi no ano de 2007, quando durante a construção da rodovia Engenheiro Herculano Godoy Passos foi deixada uma passagem sob ela para o Trem Republicano, desta forma colaborando para a viabilidade do projeto. Em 2008, os municípios de Itu e Salto conseguiram R$ 4 milhões do Ministério do Turismo para executar a obra, neste momento também foi criado o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano. Em 2010, foi concedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), os trilhos necessários para a execução de sete quilômetros de ferrovia, para interligar as antigas estações ferroviárias entre Salto e Itu. A obra durou de 2012 até 2020, com algumas pausas devido ao atraso de repasses do governo e, neste ano, também pela pandemia do novo coronavírus.
O Trem Republicano será operado pela empresa Serra Verde Express, que ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, é a atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, sendo a responsável pelo famoso passeio entre Curitiba e Morretes.
O TRAJETO
O Trem Republicano contará com três vagões, totalizando 140 lugares. O trajeto é de 7,6 km e deve ser percorrido em uma hora. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o percurso começará operando com metade de sua capacidade máxima de passageiros, ou seja, apenas 70 pessoas. Há também um sistema de desinfecção dos vagões por nebulização e um esquema para o preparo das plataformas.
O preço varia de acordo com o vagão escolhido. No mais barato, chamado convencional, o trecho sai por R$ 70. No intermediário, o turístico, R$ 87,40, e, no vagão boutique, que é pet-friendly e pode levar até dez animais de estimação, R$ 101. Mediante cadastro, moradores de Itu e Salto podem ter descontos de até 50%, mas ainda será informado o local para que os moradores possam se cadastrar. Funcionará todos os dias da semana, sendo que de segunda a quinta-feira haverá duas viagens; às sextas e domingos, três (sendo uma noturna), e aos sábados, quatro (sendo uma noturna).
A Serra Verde pretende restaurar um imóvel que pertencia à Estrada de Ferro Sorocabana, aproximadamente na metade do percurso, e instalar uma estrutura, que deve ser definida em breve.
reportagem e fotos: Aline Queiroz