Pesquisar

>

Post: Desenhos de Tarsila do Amaral são expostos em Itu

Desenhos de Tarsila do Amaral são expostos em Itu

Desenhos raros de Tarsila do Amaral são expostos pela primeira vez na região

Para reabertura, depois do período de quarentena, o Museu FAMA, em Itu, apresenta mostra inédita de Tarsila do Amaral, além de duas novas exposições

Em novembro, o FAMA Museu e Campo – Fábrica de Arte Marcos Amaro retomou suas atividades presenciais. A reabertura do espaço físico segue orientações da Prefeitura de Itu, além de medidas categóricas de proteção, saúde e higiene estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e órgãos brasileiros de saúde pública.

A retomada marca a estreia de “Estudos e Anotações”, de Tarsila do Amaral, que estava prevista para março, quando foi adiada por conta da pandemia de covid-19. Com curadoria de Aracy Amaral e Regina Teixeira de Barros, a exposição reúne 203 obras que estavam guardadas por mais de cinco décadas da vista do público. São desenhos raros, esboços e estudos que ajudavam na formação do pensamento artístico de Tarsila do Amaral e que, por vezes, serviam de base para sua obra pictórica, vertente mais conhecida e pela qual é aclamada.

Ao chegarem ao acervo do FAMA, com danos ocasionados pelo tempo e pela falta de cuidados museológicos, as obras foram submetidas a um minucioso processo de restauração. Produzidas entre 1910 e 1940, elas registram as várias fases da artista e apresentam temas recorrentes em sua linguagem, como as vistas de viagens que ela fez pelo Brasil afora, desde as bucólicas cidades históricas mineiras, até suas andanças pela Europa e passagem pelo deserto do Egito. “O conjunto nos comunica não só as diversas fases do trabalho de Tarsila, mas também as inúmeras atividades às quais estão relacionados seus desenhos: estudos, academias, esboços de futuras obras, paisagens urbanas ou rurais, registros de viagens, projetos de figurinos para balé, esboços de ilustrações para livros, cenas interioranas pós-década de 1940”, explica Aracy Amaral.

Em sua reabertura, o FAMA apresenta ainda outras duas mostras: “Ontologias”, coletiva com Cabral, André Albuquerque (Kandro) e Marcos Amaro e “Rejeito”, individual de Marcelo Moscheta. A proposta de “Ontologias” vai além de uma exposição. A ideia é ser um grupo de reflexão entre artistas diversos. Nesta primeira edição, Marcos Amaro convidou dois artistas cujas pesquisas dialogam com a sua. Juntos, Amaro, Cabral e Kandro abrem a intimidade de seus processos artísticos e trazem suas reflexões sobre a existência. Eles se voltam para dentro e retratam na matéria suas emoções. Mostram ao espectador suas maneiras de agir e os motivos que sustentam seus trabalhos.

Um dos desenhos de Tarsila

Já em “Rejeito”, Marcelo Moscheta, vencedor do edital FAMA Museu e Campo da 15ª SP-Arte, traz instalação homônima inédita, realizada a partir de uma residência no espaço do museu. Durante dois meses, o artista contou com a ajuda de uma equipe para pesquisar sobre as folhas e galhos recolhidos das árvores do museu, que se transformaram em moldes para então serem cozidos em cerâmica. A obra, como seu título sugere, faz ainda uma alusão direta às tragédias ambientais de Brumadinho e Mariana, que deixaram rastros sedimentados e não devem ser esquecidos.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

O uso de máscaras no espaço do FAMA Museu e Campo é obrigatório e exigido para qualquer pessoa. Foram instalados tapetes sanitizantes nas portas das salas expositivas e, na entrada, todos devem passar pela medição de temperatura. Também foram disponibilizados dispositivos de álcool em gel em pontos diversos do museu e guarda-volumes gratuito e limitado. O museu conta com o apoio de um brigadista, disponível caso haja necessidade de atendimento. Neste início, o horário de funcionamento está reduzido, de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h. O limite de capacidade dentro de cada sala expositiva e o tempo sugerido de visitação estão localizados nas entradas das salas. Para evitar aglomerações, recomenda-se o distanciamento social de pelo menos 2 metros e atenção às sinalizações nos espaços do museu.

 

MAIS: Museu FAMA

Rua Padre Bartolomeu Tadeu, 09 – Vila São Francisco – Itu Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?