Pesquisar

>

Post: Indaiatuba conta prejuízos após tempestade; Defesa Civil em alerta

Indaiatuba conta prejuízos após tempestade; Defesa Civil em alerta

  • Mais de 170 funcionários da Defesa Civil e outros órgãos da Prefeitura estão empenhados para que a situação seja normalizada o mais breve possível;
  • Até a manhã desta quarta, foram registrados mais de 30 quedas de árvores e 10 imóveis destelhados;
  • UTILIDADE PÚBLICA: a Defesa Civil disponibiliza o telefone 153 para que a população comunique eventuais ocorrências

Uma forte chuva atingiu Indaiatuba na noite de terça-feira, 17, provocando inúmeros estragos, principalmente na região sul da cidade, onde está o populoso bairro Morada do Sol. A Prefeitura informou que a Secretaria de Segurança Pública através da Defesa Civil de Indaiatuba trabalha para atender as ocorrências principalmente na zona sul, onde foram registrados 29,1 milímetros na ETA III. Não há registros de vítimas até a manhã desta quarta, 18. Segundo o governo local, mais de 170 funcionários estão empenhados para que a situação seja normalizada o mais breve possível.

Árvores caídas na zona sul da cidade

Atenção: a Defesa Civil disponibiliza o telefone 153 para que a população comunique eventuais ocorrências.

Entre os estragos registrados pela tempestade, a Defesa Civil destaca a queda de mais de 30 árvores e mais de 10 imóveis sofreram destelhamento.  Uma família teve que deixar a casa e está temporariamente em casa de parentes.

A Secretaria de Obras e Vias Públicas informou que além dos estragos na rede elétrica, que deixou principalmente a região do Jardim Morada do Sol e parte do Distrito Industrial sem energia, foram danificados mais de 60 postes de iluminação na zona sul da cidade.

A falta de energia e a força dos ventos também deixaram ruas sem semáforo. Doze semáforos foram danificados e muitas placas de trânsito e indicativas também foram arrancadas. 

Na noite de terça, foram registrados pontos isolados de alagamento em virtude da intensidade da chuva, o que dificulta o escoamento da água. Uma equipe de Obras está nas ruas avaliando as condições dos bueiros, principalmente no Jardim Califórnia. Muitos pontos estavam com as bocas de lobo entupidas por lixos levados pela chuva.

A Prefeitura informou ainda que a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está com três frentes de limpeza nas ruas para a retirada de galhos e desobstrução das vias, sendo uma na altura do Jardim Tancredo Neves, sentido Rua 80; uma no Floresta Parque, descendo pelo Parque Ecológico, sentido centro, e outra próximo ao Center Jeans, descendo sentido bairro.

Houve também diversos danos em equipamentos públicos da Secretaria de Saúde, devido à tempestade. A equipe de manutenção, de acordo com a Prefeitura, está trabalhando para arrumar os pontos críticos. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entrou água pela tubulação do ar condicionado. O aparelho de raio X foi molhado e por isso não pode ser ligado até a equipe de manutenção liberar o uso, portanto esse serviço não poderá ser feito nesta quarta, 18. Nenhum paciente precisou ser transferido para o Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), afirmou a Prefeitura por meio de nota.

Árvores foram arrancadas pela força do vento

Os postos de saúde UBS 04, UBS 7 e PSF Corolla tiveram falta de energia, inundação, perda de equipamentos eletrônicos e insumos por umidade, por isso, nesta quarta, alguns serviços estarão prejudicados, como coletas laboratoriais, atendimento da recepção e consultas médicas e de enfermagem. Nessas unidades a energia já foi reestabelecida e a equipe de limpeza já está trabalhando no local. O Raio X do Mini Hospital também não está funcionando, por conta de umidade e passará por manutenção nesta quarta.

Em nota, a Prefeitura diz que é importante reforçar que os serviços estão prejudicados. A Secretaria de Saúde pede paciência à população para resolver as avarias e reestabelecer os atendimentos que estão prejudicados. Outras unidades de saúde não tiveram problemas graves e estão funcionando normalmente.

O atendimento de 192 ficou sem funcionar das 20h20 às 22h30 devido à queda de energia e problemas na operadora. Mesmo sem comunicação pelo telefone a equipe de emergência trabalhou em conjunto com Departamento de Trânsito, Bombeiros e Guarda Civil através de rádios e celulares.

foto: Eduardo Turati – GC

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?