Pesquisar

>

Post: Museu Republicano celebra 15 de novembro com tour virtual

Museu Republicano celebra 15 de novembro com tour virtual

Museu Republicano, na rua Barão de Itaim, em Itu
  • O museu ituano passa a oferecer ao público um tour virtual pelos ambientes do sobrado histórico que serviu de palco para a Convenção Republicana

Em tempos de pandemia, o Museu Republicano de Itu celebrará o 15 de novembro, data da Proclamação da República, de forma diferente. A instituição oferecerá ao público da região e de todo o mundo um tour virtual pelos ambientes do museu, sediado no histórico sobrado que foi palco da Convenção Republicana de Itu.

Fundado em 18 de abril de 1923, exatamente 50 anos depois da Convenção Republicana, o museu tem como foco de exibição o movimento republicano brasileiro e a primeira fase da República brasileira, com ênfase no olhar paulista sobre o movimento, e trata também da história de Itu e região, com ênfase no século XIX. Possui atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas aos estudos de patrimônio histórico e cultural.

O sobrado, localizado na rua Barão de Itaim, no centro histórico ituano, foi o local escolhido por representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo, e até do Rio de Janeiro, políticos, cafeicultores, advogados, entre outros, para se reunirem em 1873. O objeto era debater as circunstâncias do país, fomentando a campanha republicana e fornecendo as bases para fundação do Partido Republicano Paulista, que ocorreria alguns meses mais tarde.

Para o 15 de novembro deste ano, a equipe do Museu Republicano oferecerá ao público um tour virtual pelos ambientes da instituição, que conta com o recurso de audiodescrição e textos sobre a visita para download em português, inglês e espanhol. O tour virtual pode ser conferido no endereço https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html

A direção do Museu Republicano explica que está seguindo o plano de retorno gradual ao trabalho presencial da USP, responsável pela instituição, e implantando também equipamentos de prevenção a incêndio para uma abertura segura da instituição em 2021.

foto: Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?