- Ambulâncias da Secretaria de Estado de Saúde foram usadas em “minuto de sirene” em homenagem aos 39 mil mortos na pandemia em todo o Estado;
- A homenagem se estendeu a outros marcos geográficos da capital paulista e 16 monumentos históricos foram adornados com uma faixa preta, em sinal de luto pelas vítimas da covid;
- No fim de semana, Indaiatuba, única cidade da região a divulgar boletim epidemiológico, registrou nova morte pela doença
O governo de São Paulo prestou uma homenagem às vítimas do coronavírus nesta segunda-feira, 02, Dia de Finados. O palco do ato foi o Largo do Arouche, no centro da capital. As sirenes de 32 ambulâncias da Secretaria de Estado da Saúde foram acionadas durante um minuto em homenagem a mais de 39 mil pessoas que morreram em decorrência da covid-19 no Estado. Desde o início da pandemia, São Paulo registra 1,1 milhão de casos confirmados de coronavírus.
O ato teve início às 12h, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, além de socorristas, paramédicos e motoristas das ambulâncias. A homenagem também contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
“Não ficamos apenas com um minuto de silêncio, nós colocamos as sirenes para soarem bem alto no coração das pessoas para elas se sensibilizarem e lembrarem com respeito dos que morreram. Ainda temos que manter o distanciamento social, usar máscaras, não podemos nos aglomerar. Temos que nos lembrar da importância da prevenção e lutar por vacinas, não importa quantas. Precisamos de muitas. É isso o que vai fazer que nós possamos voltar ao normal”, afirmou o secretário de Saúde.
A homenagem se estendeu a outros marcos geográficos da capital paulista. Dezesseis monumentos históricos foram adornados com uma faixa preta, em sinal de luto pelas vítimas da pandemia.
Todo o Estado de São Paulo está em luto oficial desde o dia 06 de maio, quando o governador João Doria determinou que o período solene se estendesse até o fim da pandemia. Com a medida, bandeiras em todas as repartições públicas e instituições de ensino são hasteadas a meio mastro.
NA REGIÃO
Indaiatuba foi a única cidade da área de cobertura da Revista Regional a divulgar boletins epidemiológicos durante o final de semana prolongado. De acordo com o governo local, foi registrada mais uma morte pela covid no sábado, 31 de outubro. O paciente tinha 70 anos e estava internado desde o dia 05 de outubro no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo).
Indaiatuba registrou ainda 31 novos infectados no período de sábado a esta segunda-feira e soma 7.858 casos desde o início da pandemia, sendo que 227 morreram, 7.610 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar e 20 confirmados continuam internados nesta segunda, 02 de novembro.
Ainda há outros 493 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente, há 15 pessoas internadas em leito clínico e outras 20 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação das UTIs está em 58% no Haoc e 25% no Hospital Santa Ignês neste 02 de novembro.
Os governos de Itu e Salto não divulgaram boletins epidemiológicos durante o final de semana e feriado.
foto: AI/Governo do Estado