Pesquisar

>

Post: Resiliência na pandemia

Resiliência na pandemia

Astrid da Rós, psicóloga
  • A resiliência ajuda na compreensão da realidade da pandemia e vem sendo importante na capacidade de ultrapassar tal momento com uma vivência positiva e um olhar de superar sem grandes traumas e esperança de vida melhor

O sentido figurado de resiliência é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Palavra muito utilizada nas redes sociais nos últimos anos, foi em 2020, no meio da pandemia do novo coronavírus, que saiu dos posts enigmáticos e tomou forma na vida das pessoas.

A pandemia trouxe uma situação desconhecida que gerou – e ainda gera – medo, angústia e insegurança a muitas pessoas. Foi necessário entender o que estava acontecendo para aprender a lidar e enfrentar a situação. Alguns conseguiram a adaptação mais rápida e outros menos, mas aí entra o fator individual de cada um saber enfrentar as adversidades da vida.

“A resiliência ajuda na compreensão da realidade da pandemia. A partir do momento em que as pessoas têm mais facilidade de lidar com situações mais delicadas e inesperadas, elas não as negam e sim as enfrentam. Às vezes, é preciso de um tempo para pensar como lidar e organizar respostas para aquilo que chega como um problema”, afirma a psicóloga Astrid da Rós.

Em tempos de pandemia, a resiliência vem sendo importante na capacidade de ultrapassar tal momento com uma vivência positiva e um olhar de superar sem grandes traumas e esperança de vida melhor. Para a psicóloga clínica, hospitalar e educacional, Cybele Micai, é a hora de as pessoas olharem para esse momento e a vida como um aprendizado, de reconstrução e fortalecimento das relações, principalmente de valores significativos. “Questionamento sobre o motivo que fez o mundo parar e como isso trouxe mudanças é uma forma de repensar, avaliar e conduzir a rotina diária, das relações pessoais e profissionais, resgatando os valores e princípios importantes e as projeções de vida”, comenta Cybele.

Cybele Micai, psicóloga clínica e hospitalar

As pessoas que compartilham a pandemia com as outras também são fundamentais no processo de resiliência. Cybele enfatiza a importância dos relacionamentos – que não precisam ser físicos, mas sim presentes – afinal estas pessoas são alicerces e parceiros para caminhar na evolução. “São as relações prioritárias de cada um”, afirma.

Transformar o problema em oportunidade

Os caminhos que levam algumas pessoas a superarem e transformarem as adversidades em oportunidades de desenvolvimento pessoal, segundo as especialistas, podem ser feitos de várias maneiras, sempre respeitando a essência e individualidade de cada ser.

Para Astrid da Rós, um deles é a formação emocional do indivíduo. “O desenvolvimento humano é um processo que não termina, afinal estamos sempre enfrentando situações diferentes e para que a gente possa encontrar uma solução, precisamos buscar recursos, mesmo que seja uma situação tão diferente como uma pandemia. Parar e pensar nas alternativas que temos e como enfrentar o problema e colocar as soluções em prática é pura resiliência. Estamos suscetíveis a situações muito

diferentes do que podem acontecer na nossa vida, então para, pensa e vai atrás dos recursos, que muitas vezes estão dentro da gente e outras fora, mas é uma busca constante pelo nosso desenvolvimento”, explica.

Já Cybele Micai ressalta a importância de perceber o que realmente vale a pena e quais são os valores e relações reais e construtivas de cada um. Segunda ela, reconhecer em si o que precisa ser aprimorado e lapidado ajuda no processo de evolução e automaticamente na formação de uma pessoa melhor e feliz.

“Esse autoconhecimento gera novos olhares para traçar novos rumos ou encorajar os passos das conquistas. Ver e perceber que um obstáculo pode ser uma pausa para refletir se esse caminho vale a pena ou para fortalecer e ganhar experiência que trará maiores capacidades para rumos futuros ou continuidade e retomada de projetos antigos. Tudo é vivência válida para o fortalecimento individual”, enfatiza.

As pausas resilientes trarão mudanças de atitudes, validarão pensamentos e concluirão ideais, o que com certeza vai gerar significados no pós-pandemia

É importante ressaltar que a resiliência é um momento constante de aprendizado e reflexão e que as pausas resilientes trarão mudanças de atitudes, validarão pensamentos e concluirão ideais, o que com certeza vai gerar significados no pós-pandemia. “O momento posterior à pandemia poderá ser vivido como superar uma clausura física e mental para libertar as emoções e novos rumos e trajetos. Superarmos a pandemia será histórico para o mundo e uma conquista para o universo individual que terá muitas vivências de aprendizado e evolução, finaliza Cybele. (reportagem de Aline Queiroz)

fotos: AdobeStock e Arquivo pessoal

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?