Pesquisar

>

Post: ‘Vozes de Itu’ fará apresentação histórica no Mercadão

‘Vozes de Itu’ fará apresentação histórica no Mercadão

“Vozes de Itu” durante apresentação na cidade

Concerto marca retorno das atividades presenciais do coral ituano e terá obra de Miguelzinho Dutra; Apresentação será no Mercado Municipal de Itu

No próximo domingo, dia 18 de outubro, às 10h, o Coral Vozes de Itu voltará às atividades presenciais com um concerto histórico. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu e Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu revela a obra musical de um dos mais conhecidos artistas plásticos paulistas do século XIX, Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra, o Miguelzinho Dutra. Somente em 2018 a música sacra desse compositor nascido em Itu em 1812 foi conhecida integralmente e está sendo restaurada no Museu da Música – Itu. Os originais pertencem à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Miguelzinho Dutra viveu em Itu até os 35 anos. Depois, morou dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde foi um agente cultural importante. Morreu em 1875 deixando importante obra memorialística. Atuou em muitas frentes artísticas, das artes plásticas à construção de pianos.

No concerto, as 15 obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre a vida e o tempo do compositor. As músicas foram escritas entre 1828 e 1858 para as cerimônias religiosas do ciclo festivo católico.

Preocupada com a saúde de seus cantores e do público, a diretoria da Associação Cultural Vozes de Itu tomou medidas importantes. Neste primeiro concerto, o grupo será reduzido, com dez cantores que estão se preparando há três semanas com todos os cuidados de higiene e distanciamento.

Foi desenvolvida uma máscara de proteção, de uso obrigatório no Estado de São Paulo, com tecido que não distorce o timbre das vozes participantes e permite a articulação do maxilar e lábios para a colocação das diversas vogais, sobretudo nas notas agudas. Os cantores estarão com certo distanciamento, o que ocorrerá também em relação ao público.

O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca.

MAIS:

Concerto – Obra Sacra de Miguel Dutra

Mercado Municipal de Itu

18 de outubro, domingo, 10h.

Entrada franca

Foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?