CasaCor e SPFW inovam na pandemia

A CasaCor lançou o projeto Janelas CasaCor, que terá a participação de grandes nomes da arquitetura brasileira, assim como as mostras anuais da marca

Projeto ‘Janelas CasaCor’ será realizado em várias cidades do país de outubro a dezembro; já a maior semana de moda do Brasil, a SPFW, terá edição virtual em novembro, celebrando seus 25 anos de história

A sabedoria popular diz que quando uma porta se fecha, uma janela se abre, trazendo sempre novas visões e oportunidades. Num ano em que toda a população fechou as portas de suas casas por causa da pandemia do novo coronavírus, muitas janelas se abriram para deixar o ar e o sol entrarem e se tornaram um portal para ver o mundo de um jeito diferente.

Com essa inspiração, foi criado o projeto Janelas CasaCor: um verdadeiro exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformando tudo isso em soluções para nossas angústias, traduzindo a casa dos novos tempos.

Em Janelas CasaCor, vitrines espalhadas pelo Brasil materializam a casa pós-pandemia na visão do elenco de profissionais da mostra, que terá como desafio alguns questionamentos que fazem parte da vida de todas as pessoas: “O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo coronavírus?”, “Quais são nossas novas necessidades e anseios?”, “Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato?”.

CasaCor convidou os mais destacados arquitetos e designers de interiores do Brasil a pensar nas respostas para essas perguntas e colocar tudo em janelas que permitam avistar a realidade do novo morar.

O projeto, uma iniciativa democrática, presente nas áreas centrais e periféricas das metrópoles, que dá continuidade ao compromisso de responsabilidade social e sustentabilidade da CasaCor, poderá ser visto de duas formas, totalmente gratuitas: pessoalmente – cumprindo as regras saúde, segurança e distanciamento social – ou com visitas virtuais no site oficial da CasaCor, guiadas pelo autor de cada projeto.

Com a edição 2020 de CasaCor – a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas – adiada, o formato das Janelas CasaCor vem como resposta ao momento que estamos vivendo.

“Para a CasaCor, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CasaCor em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”, explica Livia Pedreira, diretora superintendente da marca.

Em São Paulo, o projeto Janelas CasaCor será entre os dias 08 de novembro e 08 de dezembro.

Por conta da pandemia, a SPFW será totalmente virtual neste ano, com desfiles especiais, celebrando os 25 anos de história do evento

SPFW VIRTUAL

A SPFW (São Paulo Fashion Week) é, em sua essência, um grande encontro de pessoas, um espaço de criação coletiva. Planejado como um grande festival em 2020 para marcar as comemorações dos 25 anos de sua história, logo no início do ano, na iminência da pandemia, antes mesmo da adoção das medidas de isolamento social na cidade e no país, a direção do evento tomou a difícil decisão de cancelar a temporada de abril.

Desde então, passou a revisar todo o planejamento, ouvindo todo o mercado e entendendo de que forma poderia acolher as marcas e projetar os próximos passos em resposta às novas dinâmicas impostas por esse novo contexto. Diante da perspectiva ainda incerta de solução para o quadro de emergência sanitária, a direção do evento decidiu transferir para 2021 o projeto do Festival SPFW +. E na semana de 04 a 08 de novembro, os 25 anos de história da SPFW serão celebrados com um evento essencialmente digital, a partir de uma agenda de conteúdos históricos e inéditos, amplificados pelas redes e compartilhados em múltiplas projeções na cidade. A transmissão será feita nos canais da SPFW e nas redes sociais. A programação completa será divulgada durante este mês.

fotos: Arquivo e Agência FotoSite