Pesquisar

>

Post: Museu da Música participa da ‘14ª Primavera dos Museus’

Museu da Música participa da ‘14ª Primavera dos Museus’

Miguelzinho Dutra em aquarela, acervo do Mahmi

Eventos contam com tecnologia para preservar a memória da música ituana; veja a programação completa

Entre 19 e 27 de setembro o Museu da Música – Itu está participando da 14ª edição da Primavera dos Museus. Neste ano tem por tema “Mundo Digital – Museus em Transformação”, com atividades não presenciais, realizadas através de meios digitais.

A novidade é que o museu conta com um novo canal de comunicação através do Instagram. A conta @museudamusicaitu já será o meio para divulgação de uma live sobre a música indígena.

Outros eventos serão realizados através do site www.museudamusicaitu.com.br. O tema deste ano avalia o potencial das redes sociais para a ação cultural dos museus. Alguns materiais já estão disponíveis no site da instituição. Confira a programação:

– Mostra virtual “Miguel Dutra, um compositor ituano”

Desde sábado, dia 19 de setembro, está disponível no endereço: http://museudamusicaitu.com.br/mostra-virtual/ a mostra digital que divulga alguns aspectos da obra do compositor ituano Miguel Dutra (1812 – 1875). Entre outras informações e gravações, revela a trajetória de um jovem negro que teve oportunidade de estudos e atuou como agente cultural em Itu, Itatiba e Piracicaba. A mostra tem curadoria de Luís Roberto de Francisco, Marco Leite Ribeiro, Natan Coleta, Paulo Zeppini e William Mattei.

– Diálogo 2020 “Miguel Dutra, um compositor ituano”

O Diálogo, em vídeo gravado, disponível a partir de 20 de setembro, trata da vida de Miguel Dutra e o potencial de sua obra para a educação e a cidadania na atualidade. Conta com a participação dos pesquisadores do Museu da Música – Luís Roberto de Francisco, Marco Ribeiro, Natan Coleta e a produção de William Mattei. Acesso http://museudamusicaitu.com.br/dialogos/ e Instagram @museudamusicaitu.

– Ação Educativa “Do acervo ao concerto”

A ação educativa, em forma de live com os alunos do 8º ano do Colégio Almeida Jr. apresenta, a partir do dia 23, a trajetória de bens conservados no museu, desde o interesse em sua incorporação ao acervo até a sua revelação e transformação em patrimônio vivo. Será conduzido pelo professor Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música.

– Ação Educativa “Povos do Brasil, a música entre os Cadiuéus”

Conhecer as especificidades da cultura brasileira é possível ao tomar contato com a música dos indígenas. Os Cadiuéus, grupo que habita a reserva na divisa entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, serão o tema do evento conduzido pelos acadêmicos do curso de História Carlos Mendes e Larissa Rezende através de uma live transmitida pelo Instagram @museudamusicaitu , no dia 26 de setembro, às 10h30. Além de informações sobre o significado da música para a cultura indígena, serão apresentados os instrumentos e suas sonoridades.

– Timeline “Trajetória da música em Itu”

A apresentação, no dia 27, em forma de linha do tempo, traz pequeno texto, imagem e gravação de obras dos principais compositores de Itu, desde o padre Jesuíno do Monte Carmelo. A linha do tempo é fruto de estudos dos pesquisadores do Museu da Música, organizada pelo técnico em museus William Mattei. Acesso: http://museudamusicaitu.com.br/time-line/

foto: Arquivo – Museu da Música

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?