Covid: novas mortes em Itu e Indaiatuba; UTIs atingem limite em Salto e Itu

  • Nesta sexta, 18, foram registrados óbitos em Itu e Indaiatuba;
  • A UTI do Hospital Municipal de Itu está lotada, assim como a do Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto;
  • Em Itu, pacientes têm à disposição a UTI do Hospital de Campanha, que está com 16% de ocupação;
  • Número de casos suspeitos testados aumentou em toda a região nesta sexta-feira

Duas mortes por covid foram registradas na região nesta sexta-feira, 18 de setembro: uma em Itu e outra em Indaiatuba. O número de casos suspeitos da doença que foram testados aumentou nas últimas 24 horas em toda a região, sendo 108 em Itu e 496 em Indaiatuba.

Casos suspeitos de covid aumentaram na região nas últimas 24 horas

Em Itu, o paciente tinha 53 anos e estava internado em hospital da cidade. Nas últimas 24 horas, foram confirmados ainda 20 novos infectados em Itu, que atinge o total de 2.800 casos desde o começo da pandemia, em março. Destes, 88 pacientes morreram e 2.637 se recuperaram.

Itu possui ainda 108 suspeitos que foram testados e aguardando resultado. Há 11 pacientes internados em leito clínico e 8 em UTI. O Hospital Municipal, que atende pacientes da rede pública, atingiu o limite de ocupação de sua UTI. Porém, Itu possui ainda o Hospital de Campanha, exclusivo para pacientes com covid e que continua funcionando. Nesta sexta, a taxa de ocupação da UTI deste hospital está em 16,66%.

Outra morte foi registrada em Indaiatuba: a paciente tinha 50 anos e estava internada no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) desde o dia 18 de agosto. Nesta sexta, 18, a cidade confirmou mais 42 casos, totalizando 6.595 confirmados desde que começou o surto, sendo que 192 morreram, 6.636 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar e 40 confirmados continuam internados.

Ainda há outros 496 casos suspeitos aguardando resultado de exame. Atualmente, há 33 pessoas internadas em leito clínico e 21 em UTI. A taxa de ocupação das UTIs está em 58% no Haoc e o mesmo índice no Santa Ignês, da rede privada.

Em Salto, foram registrados 31 novos casos nas últimas 24 horas. Com isso, a cidade soma 2.414 contaminados desde o início da epidemia, sendo que 59 pessoas morreram, 2.317 se recuperaram, 10 seguem internadas (sendo 5 em UTI) e 18 estão em isolamento domiciliar.

Há ainda 57 suspeitos à espera de resultado de teste. Destes, 28 estão em isolamento domiciliar, 2 em internação clínica (sendo 1 em UTI) e também há um óbito suspeito de covid em investigação.

No único hospital público da cidade, a UTI atingiu sua capacidade de leitos nesta sexta-feira, 18. Sem hospital de campanha, os pacientes que precisarem de UTI terão de ser transferidos para outras localidades.

 

foto: BIRF