Defesa Civil alerta para onda de calor e ‘clima de deserto’

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a possibilidade de calor intenso nos próximos dias nas regiões de Campinas e Sorocaba, com os termômetros podendo variar entre 35°C a 40°C até domingo, 13. Segundo o órgão, ventos vindos do Interior do continente, somados à ausência de nuvens e ao tempo seco, são responsáveis pela onda de calor.

Essencial tomar água nesse período de baixa umidade

Além disso, a Defesa diz que há condição para persistência de índices críticos da umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regionais do Estado. A umidade neste nível é equivalente a encontrada em regiões desérticas.

A previsão vale também para as regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília e Itapeva.

Já nas regionais de Registro, Baixada Santista, São José dos Campos e Região Metropolitana da Capital as temperaturas devem permanecer entre 33°C a 36°C.

Hoje, Campinas e região estão em estado de alerta pelo sexto dia seguido por conta do tempo seco extremo.

Por conta deste cenário, o órgão recomendou que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes; umidifiquem o ambiente constantemente; permaneçam em locais protegidos do sol; utilizem protetor solar e consumam bastante água.

Para as autoridades locais, recomenda-se a interrupção de atividades profissionais ao ar livre nos momentos mais quentes.

 

foto: BIRF