Itu implantará Centro de Letras e Artes

O Centro será um espaço de integração que trará um novo formato de biblioteca, oferecendo um lugar de acolhimento da comunidade ituana com as expressões escritas e faladas

Centro de Letras e Artes incluirá a Biblioteca Municipal de Itu

 

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, apresentou oficialmente à imprensa o projeto do Centro Ituano de Letras e Artes (Cila) que, inicialmente, funcionará no espaço da Biblioteca “Professor Olavo Valente de Almeida”, no Centro. 

O Cila será um espaço de integração que trará um novo formato de biblioteca, oferecendo um lugar de acolhimento da comunidade ituana com as expressões escritas e faladas, as múltiplas literaturas, artes, além de biografias, memórias e histórias da cidade e dos saberes de seus cidadãos, rodas de conversa, atraindo a população para atividades lúdicas e artísticas de forma adequada e agradável para cada público. 

No local, estarão os acervos das bibliotecas, as coleções especiais, hemerotecas, arquivos, museus e pinacoteca. Em breve, com uma interface pelo site da Prefeitura, a população poderá pesquisar os títulos para posteriormente consultá-los ou tomá-los por empréstimo. 

Segundo a Prefeitura, o Cila trará uma proposta atemporal, onde o passado e o futuro se encontram nos livros, nos quadrinhos, nos discos e pen drives, na escrita à mão e no teclado do computador, nos debates, nas rodas de conversa, no design thinking e em processos inovadores que utilizam da história e da tecnologia para caminharem juntos. 

No futuro, de acordo com informações do governo ituano, o Cila funcionará no prédio que abrigava a antiga Funerária Municipal, na praça Conde de Parnaíba, com toda estrutura necessária como acessibilidade, internet, ambiente seguro e climatizado. 

foto: BIRF