Governo do Estado anunciou no início da tarde desta sexta-feira, dia 07 de agosto, que as regiões de Sorocaba e Campinas, onde estão localizadas as cidades de Itu, Salto e Indaiatuba, avançaram para a fase amarela do Plano SP
O governador do Estado, João Doria, anunciou no início da tarde desta sexta-feira, 07, que as regiões de Sorocaba e Campinas, onde estão localizadas as cidades de Itu, Salto e Indaiatuba, permaneceram com índices relacionados à pandemia de covid estáveis nas últimas duas semanas e, por conta disso, avançarão para a fase amarela do Plano São Paulo, que determina as normas para a flexibilização da quarentena em todas as cidades paulistas.
Com isso, Itu, Salto e Indaiatuba, cidades da área de cobertura da Revista Regional, terão a retomada de novos setores da economia, como restaurantes, bares, praças de alimentação, salões de beleza e academias, porém com limite de capacidade e horários reduzidos.
Restaurantes e bares terão de se adequar a várias determinações para retomarem o atendimento público. Uma delas prevê a redução do número de mesas no salão, assim como horário menor para o público. Já o sistema delivery permanece normal. Academias poderão atender apenas 30% de sua capacidade, como já divulgado anteriormente em reportagem da Revista Regional.
A nova fase da quarentena começa neste sábado, dia 08. Nela, o comércio também ganha mais duas horas de funcionamento, passando a seis horas diárias. Até então, as lojas podiam abrir apenas durante quatro horas por dia. A capacidade de atendimento também aumenta de 20% para 40%. As Prefeituras poderão adequar os horários para o funcionamento de cada setor.
Também durante a entrevista coletiva, Doria anunciou que as aulas presenciais na rede pública e privada em todo o Estado serão retomadas em 07 de outubro e não mais em 08 de setembro, como era esperado pelo governo. Porém, as escolas públicas e privadas das regiões que estiverem por 28 dias na fase amarela do Plano SP poderão antecipar o retorno presencial para 08 de setembro, mas apenas para reforço escolar e tutoria.
Os governos locais devem anunciar nas próximas horas os horários de funcionamento de cada setor.
Foto: Reprodução