Itu e Salto assinam com empresa que vai operar o ‘Trem Republicano’

Empresa Serra Verde Express é a atual responsável pelo passeio turístico de Curitiba a Morretes, no Paraná, como mostra a foto

A atração turística, que ligará as duas cidades em um trajeto de trem, será mais uma importante ferramenta na retomada econômica pós-pandemia; Trem pode começar a circular em dezembro deste ano

Uma obra que se arrasta há mais de dez anos, finalmente, está perto de se tornar um grande atrativo turístico para as cidades de Itu e Salto. Na última terça-feira, 04 de agosto, as duas cidades celebraram a assinatura do contrato com a empresa Serra Verde Express, que irá operar o Trem Republicano. A atração é uma das apostas do Poder Público para a retomada do aquecimento econômico no esperado período pós-pandemia, devido ao perfil de estâncias turísticas de Itu e Salto.

A solenidade de assinatura ocorreu na Sala Palma de Ouro, em Salto, contando com a participação dos prefeitos Guilherme Gazzola (Itu) e Geraldo Garcia (Salto) e do diretor-presidente da empresa concessionária do Trem Republicano, Adonai Aires Arruda.

A expectativa é a de que o Trem Republicano passe a operar em dezembro deste ano, de acordo com a presidência da Serra Verde Express, que ficará responsável por serviços de conservação, manutenção, vigilância, limpeza, fiscalização, jardinagem e controle de passageiros. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, é a atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, sendo a responsável pelo passeio entre Curitiba e Morretes.

A faixa ferroviária de aproximadamente 7 km, que liga as antigas estações de trem dos municípios citados, dever ser um marco para a criação de empregos e fomento ao setor de serviços. Há a previsão inicial de nove empregos diretos e outros 20 empregos terceirizados.

Há cerca de três semanas, o secretário de Estado do Turismo, Vinícius Lummertz, esteve na estação ituana, acompanhado dos prefeitos Guilherme e Geraldo, vistoriando a conclusão das obras.

Foto: Divulgação