Pesquisar

>

Post: Região lidera alta nas vendas dos supermercados em maio

Região lidera alta nas vendas dos supermercados em maio

O desempenho dos supermercados da região foi superior até mesmo ao índice de crescimento de todo o Estado

Cenário de pandemia com comércios fechados alavancou faturamento do setor na região de Sorocaba, aponta pesquisa

Pesquisa da Associação Paulista de Supermercado (Apas) mostrou que em maio o faturamento real dos supermercados na região de Sorocaba aumentou 13,9% em comparação com o mesmo mês de 2019. O desempenho da região foi superior até mesmo ao índice de crescimento de todo o Estado e da Grande São Paulo no mesmo período, respectivamente, 12,3% e 10,9%.

Já no acumulado do ano, ou seja, o período compreendido entre maio de 2019 e maio de 2020, a alta nas vendas na região de Sorocaba foi de 7,5%, superando novamente o índice estadual e da Grande São Paulo de 7,4% e 6,5%, respectivamente.

Os dados da Apas mostram a importância dos supermercados para o consumidor. Desde o início da pandemia, o setor está ativo por ser considerado um serviço essencial. Segundo o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, o fechamento temporário do comércio imposto pela quarentena alavancou as vendas. “Sem dúvida, o cenário da pandemia fez com que os supermercados recebessem o contingenciamento de gasto pelas famílias em bares, restaurantes e shopping centers”, explica.

O presidente da Apas destaca, porém, que a reabertura gradual do comércio deverá impactar as vendas do setor. “Conforme as leis de isolamento social forem sendo flexibilizadas, os comércios serão reabertos e o gasto das famílias direcionado para estes estabelecimentos. A tendência é de queda nas vendas dos supermercados a partir de então”, detalha.

FUTURO DO SEGMENTO

Apesar de os supermercados liderarem as vendas no varejo desde o início da pandemia, a reabertura de bares, restaurantes e shopping centers deverá acarretar em estabilização e queda nas vendas. Impactarão o faturamento das lojas, ainda, os índices crescentes de desemprego e o fim do auxílio financeiro do governo federal.

Essa projeção levou ao aumento na neutralidade – de 31% em junho para 46% em julho deste ano – do índice de confiança do setor, ou seja, de como os supermercadistas enxergam o futuro do segmento. Esta pesquisa é feita mensalmente pela Apas com os supermercados associados. “Para muitos, o cenário ainda é nebuloso, principalmente quanto ao comportamento do consumidor frente à abertura de outros varejos e o fim da ajuda financeira do governo”, explica o presidente da entidade.

EMPREGOS

Sobre emprego, 89% dos supermercadistas associados acreditam que, neste momento, o quadro de funcionários deverá ser mantido. Porém, a intenção de demitir aumentou 11%. O setor ainda lida com a necessidade de readequação do plantel de colaboradores: contratação de temporários para atender a alta demanda e reposição de colaboradores afastados que pertencem aos grupos de risco da pandemia.

DIA DOS PAIS

Em comparação com o ano passado, os supermercadistas acreditam em aumento de 0,5% nas vendas no período próximo ao Dia dos Pais – 9 de agosto. Historicamente, mais da metade das vendas ocorre nos dias que antecedem a data, pois as famílias fazem suas compras se preparando para a celebração do domingo. Os supermercados apostam na venda de vinhos e kits de cerveja, utilitários de churrasco, perfumaria, eletrônicos e vestuário em geral.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?