Pesquisar

>

Post: Em 24h, mais 2 mortes e 101 infectados em Indaiatuba; Hospital de SP receberá pacientes do Interior

Em 24h, mais 2 mortes e 101 infectados em Indaiatuba; Hospital de SP receberá pacientes do Interior

  • Itu também teve mais 1 óbito;
  • Governo anunciou nesta quarta que o Hospital de Campanha do Ibirapuera passará a receber pacientes de Campinas e das demais regiões do Estado, se necessário;
  • Hospital Municipal de Salto amplia leitos para atender doentes de covid;
  • Itu divulga nova lista de bairros com mais casos da doença

 

Indaiatuba mantém os altos números diários de novos casos e mortes por covid-19 na região. A Prefeitura afirma que o aumento se

Região mantém em alta os novos casos de covid, principalmente em Indaiatuba

deve a uma maior testagem da população. A cidade tem aplicado cerca de 44 testes a cada 1 mil habitantes; em Salto, por exemplo, esse número cai a 8 por 1 mil.

 

Na terça-feira foram 140 casos confirmados e nesta quarta, dia 8, são novos 101 infectados, totalizando agora 2.327 registros positivos de covid. A cidade também teve mais 2 mortes e o total foi a 83. Os óbitos ocorreram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo): uma paciente de 84 anos, que estava internada desde o dia 03 de julho, tinha hipertensão e diabetes; e outra mulher, 84 anos, que havia sido transferida da UPA para o Haoc no dia 03 de julho; ela possuía doença metabólica crônica e hipertensão.

 

Dos 2.327 confirmados, 46 estão internados e 2.198 são considerados curados ou ainda estão se tratando da covid em casa, sem precisar de hospitalização. O número exato de recuperados não é divulgado pela Prefeitura de Indaiatuba. A cidade possui ainda outros 152 suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 49 pessoas internadas em leito clínico e 30 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação de UTI está em 88% no Haoc e 75% no Hospital Santa Ignês.

 

Itu teve 28 novos casos nas últimas 24 horas, indo a 836 confirmados, com 43 mortes, 662 curados e 109 à espera de resultado de exames. O óbito recente é de uma mulher de 66 anos que tinha histórico de doenças crônicas. A cidade possui 26 pacientes internados em leito clínico, 11 em UTI e investiga 1 morte suspeita de covid. A taxa de ocupação de UTI está em 62,5% no Hospital Municipal e em 33,33% no Hospital de Campanha.

 

A Prefeitura de Itu divulgou nesta quarta-feira, dia 8, uma nova lista com os bairros com maior incidência de covid-19 na cidade e onde o risco de transmissão é considerado extremamente alto. São eles: Cidade Nova (60 confirmados ativos e 11 suspeitos), Portal do Éden (21 confirmados ativos e 4 suspeitos), Vila Martins (21 confirmados ativos e 3 suspeitos), Jardim União (15 casos confirmados ativos e 2 suspeitos), Potiguara (10 confirmados ativos e 4 suspeitos), Parque Industrial (10 confirmados ativos e 3 suspeitos) e Jardim Novo Mundo (9 confirmados ativos e 1 suspeito). Há ainda o grupo de bairros em que o risco de contágio é apontado como alto, sendo eles: Rancho Grande, São Judas, São Luiz, Parque América, Bom Viver, Vila Nova, Novo Centro, Itaim, Padre Bento, Aeroporto, Jardim Europa, Nossa Senhora da Candelária e Vila Cleto.

 

Em Salto, foram 15 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 321, com 11 mortes e 254 curados. Há 15 pacientes que seguem internados, sendo 4 em UTI, e 41 em isolamento domiciliar. A cidade possui 21 testados à espera de resultado. Destes, 17 em tratamento residencial e 2 em internação clínica (sendo 1 em UTI). Há 2 óbitos suspeitos de covid na cidade. A taxa de ocupação da UTI do Hospital Municipal está em 66%.

 

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, em Salto, administrado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), em parceria com a Prefeitura, deu início à ampliação de leitos clínicos para atendimento de pacientes de covid -19. Serão 11 novos leitos de isolamento que passarão a atender exclusivamente os pacientes. O espaço escolhido para receber estes novos leitos era ocupado pelo antigo Ambulatório de Especialidades, que foi transferido para um novo prédio, no complexo do Hospital Municipal. 

 

Os leitos serão equipados, segundo o governo local, com respiradores e todos os equipamentos necessários para atender esta demanda. Com esta melhoria, a rede municipal de saúde passará a contar com 23 leitos clínicos exclusivos para o atendimento de casos de coronavírus, além dos 6 leitos de UTI.

 

SP RECEBERÁ CASOS DO INTERIOR

 

O governo do Estado anunciou nesta quarta-feira (8) que, com a diminuição da propagação do coronavírus na capital e o aumento de casos no Interior, o Hospital de Campanha do Ibirapuera será referenciado a partir de agora para atender pacientes com covid-19 de Campinas, preferencialmente, e de outras regiões do Estado de São Paulo, se necessário.

 

“A ação permite o atendimento correto e efetivo, sem o aumento de custos. Não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se temos um hospital de campanha aqui operando em boas condições. É mais barato e eficiente providenciar o transporte por ambulâncias com UTI”, disse o governador João Doria.

 

O hospital de campanha, inaugurado pelo governo de São Paulo em 1º de maio no Complexo Esportivo do Ibirapuera, dispõe de 240 leitos de enfermaria e 28 de UTI, além de sala de descompressão, consultórios médicos e tomografia. A unidade é referenciada e recebe pacientes encaminhados por outros serviços, com apoio da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

 

“O hospital de campanha do Ibirapuera tem cerca de 55% de ocupação hoje. O custo de mais de R$ 10 milhões investidos por mês na unidade será direcionado para o Interior do Estado e Campinas terá desafogada sua capacidade hospitalar, que já supera 80%”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

 

Além da possibilidade de encaminhamento de pacientes ao hospital do Ibirapuera, moradores da região de Campinas contam também com 662 novos leitos de UTI criados em serviços de referência regionalizada, com foco no enfrentamento à pandemia.

 

 

Foto: BIRF

 

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?