Hoje é dia de chocolate! Veja receitas especiais

Pouca gente sabe mas o 7 de julho é o dia do chocolate e, para marcar a data, Revista Regional destaca receitas saborosas

Acredita-se que o chocolate teve origem na cultura asteca, quando era consumido em forma de bebida. A chegada dos espanhóis ao México fez com que o produto fosse introduzido na Europa ainda no século XVI. De lá para cá, o produto foi conquistando paladares ao redor do planeta e ganhou até mesmo uma data mundial para ser celebrado: 7 de julho.

O chocolate chegou ao Brasil no século XVII e, atualmente, o país é o quinto em maior volume de vendas do produto no varejo, de acordo com dados da Euromonitor. Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) indicam que o consumo per capita de chocolate gira em torno de 2,6 kg por ano, ainda tímido se comparado à Suíça, país que mais consome chocolate no mundo, com 8,5 kg/ano por habitante.

RECEITAS ESPECIAIS

Para celebrar a data, a Receitas Nestlé, plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas pela equipe da Nestlé, apresenta receitas especiais, como a de trufas de chocolate e a de brownie. Confira:

 

– TRUFAS

As trufas de chocolate são preparadas com ingredientes saborosos e rendem até 50 porções. Essa sobremesa, além de apetitosa, é ideal para compartilhar com a família e amigos.

Ingredientes

1 lata de Nestlé creme de leite

300 g de chocolate classic meio amargo picado

2 xícaras (chá) de chocolate em pó Nestlé Dois Frades

100 g de manteiga em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de conhaque ou whisky

Modo de preparo

Em um recipiente, aqueça o creme de leite em banho-maria. Junte o chocolate, mexendo até obter uma pasta homogênea. Retire do banho-maria e misture 1 xícara (chá) do chocolate em pó. Junte a manteiga e o conhaque, misture até ficar homogêneo e leve à geladeira por cerca de 24 horas. Faça bolinhas, passe no restante do chocolate em pó e conserve-as em local fresco. Sirva.

 

– BROWNIE

O brownie é uma opção clássica e deliciosa de sobremesa. Essa receita rende até 24 pedaços.

Ingredientes

150 g de chocolate Classic meio amargo

50 g de manteiga em cubos

Meia xícara (chá) de açúcar mascavo

5 colheres (sopa) de açúcar

2 ovos

1 colher (chá) de essência de baunilha

Meia xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o chocolate e a manteiga e leve ao fogo em banho-maria, até obter um creme homogêneo. Adicione o açúcar mascavo e o açúcar e mexa até estar bem dissolvido. Em um recipiente, bata os ovos com a essência de baunilha e misture ao creme de chocolate. Adicione a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes. Despeje a massa em uma forma retangular (23 cm x 32 cm), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva.

RECEITAS DA LINDT

Também para celebrar o dia do chocolate, a Lindt, líder mundial na categoria de chocolates premium e que completa 175 anos de existência em 2020, revela algumas receitas especiais e versáteis, a serem preparadas com o ingrediente. E o melhor: todas fáceis de fazer em casa. Bom apetite!

 

– GOLD MILK

Que tal um drink quente com chocolate amargo e especiarias? A primeira receita é para esquentar nos dias frios e apreciar em casa. Vai deixar a pausa para o chá da tarde ainda mais especial. Nela, a sugestão é usar a barra Excellence 78% Cacau como ingrediente central.

Ingredientes:

⅓ xícara de leite de coco

⅔ xícara de água fervente

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de açafrão

⅛ colher de chá de pimenta preta moída

¼ colher de chá de canela em pó

1-2 quadrados do Excellence 78% Cacau picados

1 colher de chá de maple syrup

Coco ou chantilly tradicional (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, adicione o leite, água, gengibre, açafrão, pimenta do reino, canela, o Excellence 78% Cacau e maple syrup. A seguir, cozinhe a mistura em fogo médio, mexendo até que todo o chocolate se dissolva. Retire do fogo e coe com uma peneira. Descarte os pedaços de gengibre ralado e pimenta preta. Está pronto! Basta servir quente ou coberto com chantilly e Excellence 78% Cacau raspado.

 

– FONDUE CLÁSSICO

A segunda receita indicada pela Lindt para fazer e comemorar a data é o seu clássico fondue, que mistura barra de chocolate amargo e ao leite. Ideal para noites frias e como sobremesa após o jantar.

Ingredientes:

100g de Excellence 78% Cacau

100g Excellence Milk

2/3 de xícara de creme de leite (natural, desnatado ou semidesnatado)

Frutas de preferência picadas

Modo de preparo:

Aqueça o creme de leite em uma panela até ferver. Retire do fogo, acrescente os chocolates picados e mexa até derreter tudo. Despeje a mistura de chocolate na panela de fondue e sirva acompanhado das frutas que mais gosta!

Fotos: Divulgação