Pesquisar

>

Post: Covid: Salto é a cidade que menos testa a população na região

Covid: Salto é a cidade que menos testa a população na região

Salto é a cidade que menos testa sua população na pandemia de covid-19

Indaiatuba é a cidade da região que mais aplica os testes de covid, com mais de 10 mil exames, quase 4% dos moradores; Salto, desde o início da pandemia, testou 886 pacientes até a quinta-feira, 02 de julho

A Prefeitura de Salto confirmou à Revista Regional na manhã desta sexta-feira, 03 de julho, que aplicou apenas 886 testes de covid desde o início da pandemia, em março. Sua população é de aproximadamente 100 mil habitantes. O número equivale a 8,5 testes a cada 1 mil habitantes.

Como comparação, Indaiatuba é o município da região que mais tem testado seus residentes, cerca de 42 testes para cada 1 mil indaiatubanos. Foram pouco mais de 10 mil pessoas, cerca de 4% da cidade, desde o início do surto de coronavírus, com cerca de 1,8 mil positivos. Itu, também com pouca testagem, aplicou 2.717 até o dia 1º de julho, cerca de 16 testes por 1 mil ituanos. Maior cidade do Interior, Campinas foi orientada pelo Ministério Público a criar um protocolo para testagem em massa da população, incluindo moradores que apresentaram sintomas leves, graves ou morreram por complicações da doença; e pessoas assintomáticas, que tiveram contato com sintomáticos, e atuem em serviços considerados essenciais ou estejam em grupos de risco ou vulnerabilidade.

A principal recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é para que os governos testem sua população ao máximo, como a melhor maneira de retardar o avanço da pandemia. “Temos uma mensagem simples para todos: teste, teste, teste”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, logo no começo da crise sanitária mundial. Sem testes, os casos não podem ser isolados e a cadeia de infecção não será interrompida, acrescentou na ocasião.

Em Salto, pacientes com sintomas gripais têm reclamado da falta de testagem nas unidades de saúde da cidade. Até mesmo familiares de pessoas infectadas não estão sendo testados, ao contrário dos critérios adotados pelos demais governos. Em resposta à Revista Regional, a Prefeitura saltense afirmou que a administração municipal “segue as recomendações conforme orientação da Vigilância Epidemiológica e que os testes devem ser somente para sintomáticos que se enquadrem nas seguintes categorias: profissionais de saúde em atividade; profissionais de segurança pública em atividade; pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos (ILPI); pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de covid-19; demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos (numa primeira etapa o exame será realizado na população possivelmente vetora e população com condições de risco sintomáticas); profissionais da limpeza pública; profissionais dos transportes públicos; cardiopatas graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados, portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada); pneumopatias graves ou descompensados (dependentes de oxigênio, portadores de asma moderada/grave, DPOC); imunodeprimidos; doentes renais crônicos em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); diabéticos, conforme juízo clínico; gestantes de alto risco; população em situação de vulnerabilidade social (população em situação de rua, quilombolas, povos indígenas); e casos suspeitos em instituições fechadas.”

Salto, até a quinta-feira, 02 de julho, tinha registrado 256 casos de covid, sendo que 10 morreram, 205 se recuperaram e 8 seguem internados (sendo 5 em UTI). Há 33 em isolamento domiciliar e 71 casos que aguardam resultado de exames. Destes suspeitos, 65 estão em isolamento domiciliar, 6 em internação clínica.

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?