Pesquisar

>

Post: Indaiatuba já tem 5 mil habitantes imunes ao coronavírus, aponta estudo

Indaiatuba já tem 5 mil habitantes imunes ao coronavírus, aponta estudo

Estudo soroepidemiológico feito pela Prefeitura, com a participação de 768 pessoas, seguindo protocolo da OMS

Testagem para estudo soroepidemiológico realizado em Indaiatuba

(Organização Mundial de Saúde), foi para determinar o alcance da infecção na população geral e a incidência cumulativa da infecção com base na soropositividade; Região teve mais mortes por covid nesta quarta, dia 24

 

 

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 6 de junho um estudo soroepidemiológico com a participação de 768 pessoas, seguindo protocolo da OMS (Organização Mundial de Saúde) para determinar o alcance da infecção na população geral e a incidência cumulativa da infecção com base na soropositividade.

 

A ação foi realizada na FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) durante todo dia, e cerca de 50 profissionais de saúde participaram da testagem. A população testada foi escolhida a partir de um estudo randomizado, que é a escolha aleatória dentro população conforme sexo, idade e região de residência. As pessoas foram escolhidas de acordo com os territórios de atendimento das unidades de saúde, abrangendo assim todo município.

 

Foram selecionados homens e mulheres com idade igual ou superior a 2 anos e o exame colhido foi a sorologia IgG. A cidade é uma das primeiras da região a adotar esse método autorizado recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por já possuir o equipamento laboratorial Abbott Architect®. De acordo com a secretária de Saúde, Graziela Garcia, esse é um grande passo para a cidade. “Esse estudo nos deu a possibilidade de saber a parcela da população que já entrou em contato com o vírus e assim podemos nortear a gestão municipal na estratégia de combate ao Coronavírus. Além de visualizar o alcance, esse estudo também determina a fração de infecções dos assintomáticos permitindo avaliar os fatores de risco de infecção, comparando a exposição de indivíduos infectados e não infectados, assim como avaliar a nossa taxa de letalidade”, explica.

 

Após a coleta dos exames a equipe de gestão da Secretaria de Saúde constatou que 2% foram positivos, o que corresponde a cerca de 5.000 pessoas/habitantes de Indaiatuba imunes ao vírus. Dos positivos, 25% foram da Morada do Sol e 18,75% do Jardim Oliveira Camargo. Ações como essa permitem orientar a gestão municipal para priorizar regiões com maior circulação do vírus.

Com base nesse primeiro resultado foi realizada uma ação de testagem no bairro Jardim Oliveira Camargo, como desdobramento do estudo. A ação aconteceu no sábado (13), onde durante todo dia uma equipe da saúde com 36 pessoas, incluindo médicos, atuou no bairro junto ao consultório móvel para atender e testar aquela população. A equipe da Secretaria de Saúde passou nas residências para monitoramento e coleta de exames de sorologia IgG e PCR-RT. Foram testadas 267 pessoas em aproximadamente 90 casas, também foram distribuídas máscaras de proteção. Até o momento foram detectados 33 RT-PCR positivos e 28 sorologias IgG positivas. O próximo bairro a receber essa ação será o Jardim Morada do Sol.

 

AVANÇO DOS NÚMEROS

 

Nesta quarta-feira, dia 24, Indaiatuba registrou mais 2 óbitos por covid e o total foi a 56. O Departamento de Vigilância Epidemiológica também confirmou mais 92 casos positivos na cidade e o total foi a 1.194. Um óbito ocorreu no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), de uma paciente de 56 anos, sem comorbidades relatadas, que estava internada desde o dia 08 de junho. Outra morte foi no Hospital Santa Ignês, sendo de um homem de 54 anos, internado desde o dia 10 de junho, era ex-tabagista.

 

Dos 1.194 confirmados, 56 morreram; 1.106 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar (a Prefeitura não divulga o número exato de curados na cidade) e há 32 internados. Outros 106 pacientes testados estão à espera de resultado. Atualmente há 31 internados em leito clínico e 29 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação da UTI do Haoc está em 92% e do Hospital Santa Ignês em 58%.

 

Em Itu também houve mais 1 morte e o total subiu para 34. A paciente tinha 70 anos e histórico de doenças crônicas. A cidade tem 436 casos confirmados, 336 recuperados e 74 aguardando resultados. Há 14 pacientes internados e 12 em UTI. A taxa de ocupação da UTI do Hospital Municipal está em 62% e do Hospital de Campanha em 66,64%.

 

Salto registrou o 6º óbito por covid nesta quarta-feira. O paciente tinha 62 anos, era hipertenso, e estava internado no Hospital Municipal. Até esta quarta, a cidade contabiliza 171 casos confirmados de covid-19, sendo que 6 morreram, 135 evoluíram para cura; 6 seguem internados (2 em UTI) e 24 estão em isolamento domiciliar. Há 59 casos que aguardam resultados. Destes, 51 estão em isolamento domiciliar e 8 em internação clínica (1 em UTI).

 

Foto: Pref. Indaiatuba

Legenda: Testagem realizada para estudo soroepidemiológico em Indaiatuba

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?