Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto virtual

Paulo de Paula, maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Orquestra abre série de apresentações com Primavera, de Vivaldi, no portal Cultura Online

 

Em tempos de isolamento social, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e a Corporação Musical Villa-Lobos apresentarão concertos virtuais nos dias 20, 27 e 28 de junho, que serão disponibilizados no portal Cultura Online – www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/

 

Estes concertos estavam programados antes da pandemia e foram mantidos pela Secretaria de Cultura dentro deste novo formato virtual, o mesmo adotado para o Maio Musical deste ano, levando à população momentos de descontração.

 

O primeiro concerto acontece no sábado, dia 20, a partir das 20h, quando a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta Obras de Vivaldi, dedicado à música barroca do compositor italiano Antônio Vivaldi. No programa, a orquestra executa o concerto para cordas em Ré Maior e a famosa Primavera do ciclo das quatros estações, que terá como solista o violinista Cláudio Micheletti.

 

“Escolhemos Vivaldi pois se trata de um compositor importante do barroco, principalmente para o desenvolvimento da música instrumental. Figura, com certeza, no panteão dos clássicos”, enfatiza o maestro e diretor artístico da Sinfônica, Paulo de Paula. “Por se tratar de um concerto mais curto, buscamos um conceito mais festivo, ideal para o momento que vivemos”.

 

Assim, a escolha foi pela Primavera de Vivaldi. “Considero um de seus momentos mais festivos, que celebra o fim do inverno. Além disso, trata-se de uma peça conhecida pelo grande público”, aponta o maestro, que comenta a participação especial de Cláudio Micheletti no concerto virtual: “O Cláudio é um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade, spalla (primeiro-violino) da OSUSP (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) e da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, e tem uma relação próxima com a Sinfônica, pois já esteve conosco solando As Quatro Estações de Vivaldi”.

 

Já no próximo dia 27, também às 20h, a Corporação Musical Villa-Lobos é atração. No dia seguinte, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta com um repertório dedicado à viola caipira e a participação especial de Ivan Vilela, um dos maiores violeiros do Brasil.

 

Foto: Divulgação/RIC-PMI