Pesquisar

>

Post: Região ultrapassa 1.000 casos de covid; 630 só em junho; Indaiatuba teve 130 registros em 24 horas

Região ultrapassa 1.000 casos de covid; 630 só em junho; Indaiatuba teve 130 registros em 24 horas

Região ultrapassou a marca de 1 mil casos do novo coronavírus, mais de 600 apenas em junho

Nesta quarta-feira, dia 17 de junho, pelos números oficiais dos governos locais, as cidades de Indaiatuba, Itu e Salto somam 1.131 casos positivos de covid; sendo que 630 deles foram registrados somente neste mês de junho; Só nas últimas 24 horas, Indaiatuba registrou 130 novos casos; Veja os novos números da pandemia na região

 

A região de Campinas teve um aumento de 95% nos casos de covid entre 1º e 15 de junho; e a de Sorocaba, 67%; enquanto a média estadual foi de 63% no mesmo período. Os “números preocupantes” dessas regiões, segundo nota do governo do Estado, podem ser confirmados na microrregião de cobertura da Revista Regional, que engloba Itu, Salto e Indaiatuba, exatamente no eixo Sorocaba-Campinas. Juntas essas cidades atingiram, neste 17 de junho, 1.131 casos positivos da doença, sendo que destes, 630 foram registrados apenas nesses 17 dias de junho.

 

Em 1º de junho, Itu tinha 172 registros positivos de covid e 21 mortes; agora são 336 casos confirmados e 26 óbitos. Salto, na mesma data, registrava 53 infectados e 1 morte; neste 17 de junho, os números subiram para 103 infectados e 2 óbitos. O maior aumento se deu em Indaiatuba, cidade desta região com maior testagem e rastreamento de casos: de 276 casos em 1º de junho para 692 nesta quarta-feira, dia 17; já o número de mortos passou de 25 para 45. O total de recuperados nas 3 cidades chegou a cerca de 900 casos, porém esse número não é exato, já que a Prefeitura de Indaiatuba contabiliza curados juntamente com os pacientes que ainda estão em tratamento domiciliar.

 

ATUALIZAÇÃO

 

Conforme os novos boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras da região, os números dessa quarta-feira, dia 17, são:

 

– Indaiatuba contabilizou mais 2 óbitos decorrentes da covid-19 e o total subiu para 45. Uma paciente tinha 61 anos, tratava um câncer, e faleceu no dia 7 de junho em um hospital público de Campinas; mas a confirmação da morte chegou apenas nesta quarta ao Departamento de Vigilância Epidemiológica de Indaiatuba. O outro óbito ocorreu no dia 12 de junho no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). Trata-se de um paciente de 86 anos, sem comorbidades relatadas, internado no dia 8 de junho. Nas últimas 24 horas, Indaiatuba confirmou mais 130 casos positivos da doença. Com isso, a cidade passou a somar 5 mil notificações; com 692 casos confirmados, sendo que 45 morreram; 619 são considerados curados ou ainda estão em recuperação domiciliar; e há 28 internados. Ainda há outros 176 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 29 internados em leito clínico e 13 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 63% para o Haoc e também 63% para o Hospital Santa Ignêz, referente aos leitos de UTI para o Haoc é de 67% e para o Hospital Santa Ignêz 50%.

 

– Itu conta com 336 casos confirmados, 1.214 casos descartados (exames negativos) e 35 aguardando resultados (12 internados em leito clínico e 13 em UTI). Até o momento, 242 casos de cura foram comunicados. A cidade registrou 1 novo óbito por coronavírus, totalizando 26 mortes. A paciente tinha 81 anos e histórico de doenças pré-existentes. Há ainda 1 óbito suspeito.

 

– Salto passou a ter 103 registros de covid, sendo que 54 evoluíram para cura e 12 casos seguem internados (sendo 5 em UTI); 35 estão em isolamento domiciliar e 2 óbitos. Há 269 casos descartados (exames com resultado negativo) e 45 pacientes testados que aguardam resultados. Destes, 33 casos suspeitos estão em isolamento domiciliar, 11 em internação clínica (1 em UTI). Há 1 óbito por suspeita de covid-19.

 

HIGIENIZAÇÃO DE RUAS

Em Indaiatuba, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente mantém duas equipes exclusivas para a desinfecção de vias e espaços públicos de maior circulação de pessoas. O trabalho é uma das ações determinadas pelo governo local para conter o avanço de contaminação do novo coronavírus no município.

 

 

A higienização é feita com a pulverização de uma solução de hipoclorito de sódio. Desde março, quando os trabalhos foram iniciados, a Prefeitura já utilizou mais de 45 mil litros de hipoclorito dissolvido em água. O serviço de desinfecção é feito sempre no período noturno. Na segunda-feira (15), a região atendida foi a central, incluindo ruas, avenidas, pontos de ônibus e praças. Na terça-feira, os trabalhos se concentraram nas unidades de saúde e nas ruas da região dos bairros Cidade Nova I e II, Jardim América e Jardim Sevilha. Nesta quarta, as equipes fizeram áreas do Jardim Morada do Sol.

 

TREINOS DE FUTEBOL LIBERADOS

 

O governador João Doria confirmou nesta quarta-feira (17) a autorização para a retomada de treinamentos pelos clubes de futebol de São Paulo a partir de julho. A liberação impõe um protocolo de segurança que prevê testagem periódica de atletas e demais profissionais e medidas de distanciamento durante atividades individuais. Ainda não há data prevista para o retorno de competições oficiais.

 

“Estes protocolos referem-se apenas ao retorno aos treinamentos, a retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a CBF”, afirmou o governador. “Sabemos que vamos contar com a colaboração de dirigentes das equipes do Estado. Tenho a convicção de que nenhum dirigente esportivo deseja o mal e o risco a atletas e profissionais que atuam em comissões técnicas”, acrescentou Doria. A liberação foi decidida na véspera, em reunião entre representantes do governo do Estado, clubes, Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo e Federação Paulista de Futebol. O protocolo sanitário e de segurança foi submetido à análise e aprovado por especialistas do Centro de Contingência do coronavírus do Estado.

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?