Pesquisar

>

Post: Indaiatuba atinge 401 casos e tem mais 5 mortes por covid; Veja a atualização da pandemia em Itu e Salto

Indaiatuba atinge 401 casos e tem mais 5 mortes por covid; Veja a atualização da pandemia em Itu e Salto

No fim de semana, Indaiatuba registrou mais 5 mortes e total foi a 33; Itu também teve 1 óbito; E

Pandemia ainda avança na região; Indaiatuba chega a 401 casos e 33 mortes

stado promete ampliar testes para 30 mil por dia

 

O fim de semana foi de mais mortes por covid em Indaiatuba. De sábado, dia 06, até esta segunda-feira, 08, a cidade registrou 5 óbitos e o total foi a 33. Dois pacientes tinham menos de 50 anos e não possuíam doenças crônicas, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da cidade.

 

No sábado, foi registrada a morte de um paciente de 46 anos, internado no dia 27 de maio no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), não possuía comorbidades, e faleceu no dia 05, sexta-feira. O segundo óbito foi confirmado no domingo também no Haoc. O paciente tinha 78 anos, havia sido internado no dia 02 de junho, tratava um câncer e possuía hipertensão, e morreu no sábado, dia 06, por complicações causadas pelo coronavírus.

 

As outras 3 mortes ocorreram todas no domingo, dia 07, mas foram divulgadas apenas nesta segunda-feira pela Prefeitura. Todas foram no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo): um paciente de 42 anos, internado no  dia 03 de junho, não tinha comorbidades relatadas; o outro homem tinha 86 anos, estava hospitalizado desde o dia 22 de maio, tinha hipertensão; e uma mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão, internada desde 27 de maio.

 

Preocupado com o crescente número de óbitos por covid, o governo de Indaiatuba divulgou um apelo à população: “Pensando na segurança do cidadão de Indaiatuba, reforçamos o pedido para manter o distanciamento social e as medidas de prevenção como: o uso da máscara ao sair para atividades essenciais e a constante higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. É importante também manter a limpeza dos ambientes utilizando água sanitária ou álcool 70%. Fiquem em casa.”

 

Assim como as mortes, o registro de infectados também aumenta. Já são 401 casos confirmados. Na sexta-feira passada, eram 358. Os números oficiais mostram que Indaiatuba soma 2.180 notificações; 401 confirmados, sendo que 33 morreram; 344 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar e 24 confirmados estão internados. Ainda há 4 óbitos em investigação e outros 197 suspeitos testados aguardando resultado. Atualmente há 29 internados em leito clínico e 11 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Importante lembrar que casos assintomáticos acabam não sendo testados, o que pode elevar ainda mais as estatísticas na cidade e em toda a região.

 

O ex-secretário do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, numa live transmitida neste domingo, afirmou que os casos de covid em todo o país devem ser 12 vezes maior do que os números divulgados pelos governos, por conta da falta de testes ou da qualidade dos mesmos, a qual, segundo ele, “seria ruim”. Além disso, há pessoas sem sintomas ou com quadros leves gripais que acabam não sendo testadas. Baseado na taxa de letalidade do vírus, vista nos demais países ao redor do mundo, Wanderson calcula que o Brasil teria, na verdade, mais de 4 milhões de casos nesta segunda-feira, dia 08 de junho. O ex-secretário do governo Jair Bolsonaro afirmou, durante a live, que continua acompanhando a doença junto a Estados que o procuraram e que a situação do país é extremamente preocupante.

 

Em Itu, também foi registrada mais uma morte no fim de semana, a 22ª pelo novo coronavírus. O paciente tinha 77 anos e apresentava histórico de comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade soma até esta segunda-feira 233 casos oficialmente confirmados, 927 casos descartados (exames negativos) e 19 testados que esperam resultados (10 internados em leito clínico e 7 em UTI). Até o momento, 178 casos de cura foram comunicados.

 

Salto atualizou os dados nesta segunda-feira: são 74 casos confirmados, sendo que 1 pessoa morreu, 41 evoluíram para cura e 11 seguem internados (sendo 4 em UTI); 21 estão em isolamento domiciliar. Há ainda 13 casos que aguardam resultados. Destes, 11 suspeitos estão em isolamento domiciliar e 2 em internação clínica.

 

AMPLIAÇÃO DOS TESTES NO ESTADO

 

O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, dia 08, que a capacidade diária de testes de coronavírus em todo o Estado deverá girar em torno de 30 mil exames com a inclusão de laboratórios privados e empresas. Atualmente, o Estado tem capacidade para processar 8 mil testes diários e estima contabilizar ao menos outras 20 mil checagens promovidas pela iniciativa privada em um amplo cadastro público.

 

“Ao incluir testes da iniciativa privada ao monitoramento público, isso dará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la. Mais uma vez, São Paulo entende que transparência nos dados significa trabalhar melhor para vencer a pandemia”, declarou o governador. “Massificar a testagem para diagnóstico é uma maneira de controlar a disseminação do vírus em São Paulo e no país”, acrescentou Doria.

 

Nesta segunda, uma resolução da Secretaria da Saúde reforçou a obrigatoriedade de notificação de testes positivos e negativos (PCR + sorológico) por parte de Prefeituras e laboratórios, além de estabelecer penalidades a empresas que descumprirem a medida.

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?