>

Post: Indaiatuba aplica novo teste para detectar covid

Indaiatuba aplica novo teste para detectar covid

Indaiatuba passa a fazer um novo tipo de exame para detectar o vírus da covid-19

Cidade é a primeira da região a implantar o novo exame; Nesta quarta-feira, 03 de junho, Indaiatuba registrou mais 1 morte pela doença

A Prefeitura de Indaiatuba está realizando um novo teste para a detecção de covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Trata-se da Sorologia IgG, que verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, ou seja, se a pessoa já foi infectada e tem os anticorpos para a Sars-CoV-2. Atualmente há disponível 8 mil testes, segundo informou o governo local.

A cidade é uma das primeiras da região de Campinas a adotar o teste de sorologia laboratorial para a detecção de anticorpos IgG, autorizado recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por já possuir o equipamento laboratorial Abbott Architect®, utilizado também para o diagnóstico de outros vírus, como o HIV.

O teste de sorologia IgG é indicado de acordo com critério médico após avaliação clínica. Para que o teste seja efetivo, este deve ser coletado preferencialmente 7 dias após o início dos sintomas e para os contactantes de casos positivos a coleta também deverá obedecer aos mesmos critérios. O prazo é necessário, pois a produção de anticorpos só acontece depois de um período mínimo após a exposição ao vírus. Profissionais de saúde que têm contato com pacientes infectados, também farão o teste, informou a Prefeitura.

A secretária de Saúde de Indaiatuba, Graziela Garcia, explica que esse novo exame será um grande aliado para identificar o alcance do vírus na cidade. “Saber quais pessoas já desenvolveram imunidade para essa doença indicará as regiões da cidade que merecem maior atenção das nossas equipes de saúde. Será um grande aliado, especialmente nesse momento em que começamos a ter uma flexibilização da quarentena”, comenta.

Ela ressaltou ainda a importância de procurar atendimento médico ao sentir sintomas de gripe. “Muitas pessoas chegam às unidades de saúde querendo fazer o teste para a covid-19, mas é preciso salientar que é imprescindível que um médico avalie as condições clínicas do paciente para indicar o exame adequado. Cada um dos 3 testes de que dispomos (RT-PCR, testes rápidos e a sorologia IgG) é indicado para uma fase da doença”. O investimento da Prefeitura nos testes ultrapassa R$ 1 milhão de reais, conforme informações do próprio governo.

A cidade é a que possui maior número de mortes e de casos do novo coronavírus na região de cobertura da Revista Regional. Nesta quarta-feira foi registrada a 27ª morte pela doença. A paciente tinha 67 anos e faleceu no dia 28 de maio no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), porém a confirmação foi feita apenas nesta quarta; ela tinha diabetes e hipertensão.

Com mais 9 casos positivos em 24 horas, a cidade passou a ter 330 registros de covid-19, 277 são considerados recuperados e 26 continuam internados. Ainda há 4 mortes em investigação e outros 150 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 28 internados em leito clínico e 15 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informou que são 181 casos confirmados da covid-19 e outros 28 testados que aguardam resultados (7 internados em leito clínico e 6 em UTI). Até o momento, 128 casos de cura foram comunicados. A cidade registrou 21 óbitos pelo novo coronavírus.

Salto confirmou 7 novos casos nas últimas 24 horas e passou a somar 64 infectados, sendo que 41 se recuperaram, 14 estão em isolamento domiciliar e 8 seguem internados (sendo 4 deles em UTI), além de 1 morte registrada no final de maio. A cidade ainda tem 11 pacientes testados que esperam resultados. Destes, 8 estão em isolamento domiciliar e 3 internados (sendo 1 em UTI).

 
foto: Divulgação RIC/PMI

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?