Pesquisar

>

Post: Covid: região ultrapassa 400 casos e 40 mortes

Covid: região ultrapassa 400 casos e 40 mortes

Coronavírus infectou mais de 400 pessoas na região até este 27 de maio, conforme dados oficiais das Prefeituras

No dia em que foi anunciada a possibilidade de flexibilização da quarentena, a região somou, conforme números oficiais, 435 casos e 40 mortes por covid-19; Entenda como será a retomada da economia

 

A atualização da pandemia de covid-19 na região, conforme boletins epidemiológicos divulgados pelas Secretarias de Saúde de cada município nesta quarta-feira, dia 27 de maio, aponta para 244 casos confirmados e 22 mortes em Indaiatuba; 142 infectados e 17 óbitos em Itu; e 49 contaminados e 1 morte em Salto. Com isso, a região soma 435 casos e 40 mortes. São números oficiais da pandemia, sem considerar casos não testados e assintomáticos, o que poderia elevar ainda mais a estatística dessas cidades. Pesquisa divulgada no dia 25 aponta para um número 7 vezes maior de casos em todo o país, como noticiado nesta terça pela Revista Regional.

 

Indaiatuba, cidade com o maior número de casos na região de cobertura da revista, registrou nesta quarta a 22ª morte pela doença. O paciente de 76 anos estava internado no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), e faleceu na terça, dia 26; era tabagista, possuía doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca.

 

Até esta data, a Prefeitura teve 958 notificações; 244 confirmados com covid-19, sendo que 22 morreram; 209 estão recuperados e 13 internados. Ainda há 5 mortes em investigação e outros 95 casos suspeitos aguardando resultado. Atualmente há 30 internados em leito clínico e 10 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 

Em Itu, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade já registrou 142 casos de covid, 258 casos descartados (exames negativos) e 14 aguardando resultados (11 internados e 5 em UTI). Até o momento, 85 casos de cura foram comunicados. Nesta quarta-feira, também foi confirmada mais 1 morte, totalizando 17. O paciente tinha 84 anos e doenças pré-existentes, segundo boletim da Secretaria.

 

Salto registrou 49 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica. Destes, 40 evoluíram para cura e 5 casos seguem internados (sendo 1 em UTI); 3 em isolamento domiciliar e 1 óbito. Há 11 testados que ainda aguardam resultados. Destes, 5 estão em isolamento domiciliar, 6 em internação clínica (sendo 2 em UTI).

 

RETOMADA DA ECONOMIA

 

Nos próximos dias, as Prefeituras das três cidades devem anunciar as regras de flexibilização da quarentena, conforme o plano de retomada da economia anunciado nesta quarta-feira pelo governador João Doria.

 

Em Itu, o prefeito Guilherme Gazzola fará um pronunciamento na próxima sexta-feira (29), às 11h, com transmissão pela página da Prefeitura no Facebook. Ele anunciará as diretrizes e os próximos passos sobre as ações de flexibilização na cidade, que irão ocorrer a partir de 1º de junho. Os governos de Salto e Indaiatuba foram questionados, mas não retornaram.

 

ENTENDA A REABERTURA

 

A retomada consciente dos setores da economia começa a funcionar em 1º de junho. O Estado está dividido em 17 Departamentos Regionais de Saúde, que estão categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

 

O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas.

 

Cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

 

A requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.

 

As regiões de Sorocaba e Campinas, que incluem Itu, Salto e Indaiatuba, estão na fase laranja, que permite reabertura de comércio de rua, shopping centers, atividades imobiliárias e escritórios. Bares, restaurantes, escolas, atividades culturais e esportivas e academias, entre outros setores, continuarão fechados, conforme as regras definidas pelo Estado para essas regiões. Indústria e serviços essenciais continuam normalmente, como estabelecido desde o início da quarentena.

 

Foto: BIRF

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?