Pesquisar

>

Post: Casos de covid disparam em Salto; Itu e Indaiatuba registram mais mortes

Casos de covid disparam em Salto; Itu e Indaiatuba registram mais mortes

A cidade de Salto, em pouco mais de uma semana, viu disparar de 14 para 32 os casos confirmados do novo coronavírus; Itu e Indaiatuba registraram mais mortes pela doença no fim de semana

Mais casos positivos em Salto revelam o avanço da pandemia no Interior neste mês de maio

 

No dia 08 de maio, Salto tinha 14 casos de covid-19. Em uma semana, o número saltou para 25, conforme noticiado pela Revista Regional na sexta-feira, 15, e agora, nesta segunda, já são 32 pacientes testados positivamente para o novo coronavírus. Destes, 17 estão recuperados, 3 internados (sendo 2 na UTI) e outros 12 em isolamento domiciliar. A cidade possui 1 óbito suspeito por covid-19 que ainda aguarda resultado de exame.

 

Segundo informou a Prefeitura de Salto, o aumento nos casos positivos se devem aos testes rápidos que estão sendo feitos por saltenses em outros municípios. Nesta segunda-feira, foram registrados, entre os novos números, dois bebês, um de 1 ano e 8 meses e outro de 9 meses. Os casos apontam para a disseminação do vírus por vários bairros da cidade. Só nesta data foram registrados infectados no Jardim Porto Seguro, Alberto Cintra, Bela Vista, São Judas e Vila Nova. Mas outras localidades já haviam confirmado casos anteriormente.

 

Itu registrou no final de semana mais 2 mortes por covid-19, de um homem de 88 anos e outro de 45, ambos com doenças pré-existentes, como informado pela Secretaria de Saúde da cidade. Nesta segunda-feira, 18 de maio, foram confirmados mais infectados, totalizando agora, oficialmente, 86 casos e mais 22 que aguardam resultado de exames (destes, há 9 internados em leito normal e 5 em UTI). São 14 óbitos no total.

 

Em Indaiatuba, foram confirmadas mais 2 mortes por covid-19: um homem de 68 anos que estava internado desde o 

dia 14 de maio no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) e outro de 90 anos, que estava hospitalizado em Campinas; ambos apresentavam doenças pré-existentes. Com esses registros, Indaiatuba soma 14 óbitos pelo novo coronavírus. A cidade possui ainda 134 casos confirmados de infectados, com 11 internados. Há outros 56 casos suspeitos aguardando resultado (18 internados em leito clínico e 15 em UTI). Também nesta segunda-feira, Indaiatuba registrou 4 óbitos suspeitos de covid-19.

 

FERIADO ANTECIPADO

O governador João Doria confirmou que pretende antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para a próxima segunda-feira (25). O projeto de lei já foi enviado para análise da Assembleia Legislativa, em regime de urgência, para que os índices de isolamento social subam e ajudem a mitigar a transmissão do coronavírus.

“A expectativa é de que o projeto possa ser analisado em regime de urgência e possa ter aprovação majoritária dos deputados na Assembleia Legislativa”, declarou o governador. “Ficou muito claro que, ao longo dos finais de semana e feriados nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isso contribui para o controle da pandemia”, acrescentou Doria.

 

A medida proposta pelo governo do Estado complementa propostas da Prefeitura de São Paulo, que pediu à Câmara Municipal autorização para antecipar dois feriados municipais, que seriam remarcados para quarta (20) e quinta (21). Com a possível antecipação de feriados, a meta é criar uma sucessão de dias em que o isolamento social iguale ou supere o índice mínimo de 55%. O número de dias sucessivos com feriados pode aumentar ainda mais se as Prefeituras das demais regiões aderirem ao planejamento do governo do Estado. O secretário Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) afirmou que vai solicitar aos prefeitos de todo o Estado que adiantem dois feriados locais para os próximos dias 26 e 27 de maio. “Nós estamos em um mês crucial para o combate ao coronavírus em São Paulo, aqui é o epicentro da pandemia no Brasil”, acrescentou Doria.

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?