Pesquisar

>

Post: Pandemia avança e casos disparam em Itu, Salto e Indaiatuba

Pandemia avança e casos disparam em Itu, Salto e Indaiatuba

Casos de covid disparam em toda a região na semana de 8 a 15 de maio

Em apenas 1 semana, Itu registrou 53 casos e 6 mortes; Indaiatuba, 41 novos infectados e 4 mortes; e Salto contabilizou 11 casos a mais; Desde o início da pandemia, foi o maior registro de casos do novo coronavírus na região num curto espaço de tempo; Em Itu, Prefeitura realiza testagem em todas as clínicas de longa permanência de idosos

 

Como havia alertado o governo do Estado e estudos da Unesp, a pandemia começa a apresentar um avanço no Interior, inclusive nas cidades da região, neste início de maio. Em apenas uma semana, as três cidades de cobertura da Revista Regional tiveram um grande aumento de casos de infectados e também de mortes. Em Itu, foram 53 novos registros de covid-19 no período de 08 a 15 de maio, com 6 óbitos; em Salto, 11 novos casos no mesmo período e 1 morte sob suspeita; já em Indaiatuba, foram 4 óbitos e 41 casos confirmados na semana. Desde o início da pandemia, foi o maior registro de casos do novo coronavírus na região num curto espaço de tempo.

 

O maior avanço foi em Itu que viu os números de infectados passar de 28 a 53 em uma semana. Nesta sexta-feira, 15 de maio, o total de casos oficiais, aqueles testados para o coronavírus (sem contar os assintomáticos sem testes), é de 81, mais 39 suspeitos testados aguardando resultados (sendo 14 em internação clínica e 6 em UTI). A cidade também registrou a 12ª morte, uma paciente de apenas 36, com doenças pré-existentes, sem relação com a clínica de longa permanência, que virou um dos focos dos casos desta semana.

 

LARES DE IDOSOS TÊM TESTAGEM

 

A clínica de idosos interditada na semana passada pela Prefeitura com vários casos de covid-19 e 8 mortes registradas levou o governo local a intensificar as ações nos lares de idosos da cidade. O prefeito Guilherme Gazzola determinou a testagem de internos e funcionários de todas as clínicas de longa permanência existentes em Itu. A testagem teve início nesta semana e contemplou o Lar da Vila Vicentina e o Lar Nossa Senhora da Candelária, ambas unidades beneficentes.

 

Nas duas instituições foram testadas 134 pessoas, entre internos e colaboradores, e todos os resultados foram negativos para a covid-19. A testagem seguirá nos próximos dias em mais cinco clínicas particulares de longa permanência.

 

“Infelizmente sabemos que a transmissão por coronavírus é muito rápida e que as taxas de letalidade entre idosos são altas. Portanto, diante do lamentável caso que envolveu uma clínica em Itu, entendo ser de extrema necessidade nos anteciparmos e testarmos tanto internos quanto funcionários das demais instituições desse segmento no município”, ressaltou Gazzola.

 

Segundo a Prefeitura, no início da pandemia, todas as clínicas de longa permanência de Itu foram visitadas pela Vigilância Sanitária e informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao coronavírus. Com o registro do primeiro óbito de paciente em clínica particular, houve vistoria por parte da Vigilância Sanitária e investigação da Vigilância Epidemiológica locais, seguida de intervenção. Desde então, monitora a rotina da clínica quanto ao cumprimento das exigências sanitárias.

 

Os resultados da testagem de 62 pessoas (entre internos e colaboradores) na referida clínica apontou que 100% dos internos foram contaminados. Além desses 40 idosos, houve a contaminação de 9 colaboradores da instituição. Dos idosos infectados, 8 foram a óbito até esta sexta-feira.

 

INDAIATUBA: MAIS 1 MORTE

 

Indaiatuba também registrou um avanço dos casos, com 41 novos registros de 08 a 15 de maio, totalizando agora 112 casos confirmados. Nesta sexta-feira, a cidade voltou a registrar uma morte por covid-19. A paciente tinha 77 anos e estava internada no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) desde o dia 30 de abril, apresentava comorbidades como hipertensão e diabetes, possuía exame confirmando para covid-19 por teste rápido e PCR-RT. Ainda há 4 óbitos em investigação e outros 51 casos suspeitos aguardando resultado.

Em Indaiatuba, a taxa de ocupação dos leitos do Haoc é de 55.56% para UTI e 54% para enfermaria. No Hospital Santa Ignês, a taxa da UTI é de 16,67% e de enfermaria, de 37,50%. Atualmente há 16 internados em leito clínico e 12 em UTI.

 

SALTO QUER REABRIR COMÉRCIO

 

Salto foi de 14 a 25 casos registrados de covid-19 em apenas uma semana. Segundo a Prefeitura, destes, 16 se recuperaram, 2 seguem internados em UTI e outros 7 em isolamento domiciliar. Conforme o boletim, há casos do vírus ou de suspeitos em vários bairros da cidade. Salto possui 4 casos suspeitos em internação, sendo 3 na UTI e 1 em isolamento domiciliar. Um óbito suspeito de covid-19 registrado esta semana está aguardando resultado de exame.

 

Mesmo com o avanço da pandemia em toda a região, a Associação Comercial e Industrial de Salto anunciou nesta sexta-feira que está acionando na Justiça o governo do Estado para garantir a flexibilização do comércio saltense. A entidade diz que conta com o apoio do prefeito Geraldo Garcia nesta ação contra o governador João Doria.

 

Em 16 de abril, o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar, contrariando o decreto estadual da quarentena e as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), também decidiu reabrir o comércio da cidade. Porém, tal medida durou apenas três dias, por conta de uma notificação do governo estadual e orientações do Ministério Público para que o decreto estadual fosse respeitado em sua íntegra. A flexibilização do comércio em Indaiatuba gerou um alerta de médicos ouvidos pela Revista Regional, que associam o alto número de covid na cidade (112 casos confirmados) a esta reabertura ocorrida em abril, a qual provocou, inclusive, aglomerações em alguns bares da cidade.

 

Questionado sobre o apoio a uma ação contra Doria e a possibilidade de um avanço nos casos de covid em Salto, caso o comércio reabra, o prefeito divulgou uma nota através de sua assessoria de imprensa: “O prefeito Geraldo Garcia esclarece que há o apoio junto aos comerciantes de Salto, que tendo em vista uma decisão judicial favorável ao pleito da Associação Comercial, haverá o cumprimento da medida para a flexibilização do comércio. Por isso, o prefeito aguarda tal decisão, pois no momento atual diante do decreto estadual em vigor, a flexibilização está inviabilizada”.

 

Foto: AdobeStock

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?