Esposas dos rotarianos saltenses já entregaram mais de 6 mil máscaras em toda a região; população vulnerável e caminhoneiros estão entre os que receberam as máscaras caseiras
O Rotary Club de Salto já distribuiu mais de 6 mil máscaras caseiras para a população vulnerável da região, nas últimas cinco semanas. As máscaras começaram a ser produzidas com doações obtidas pelas esposas dos rotarianos, que se uniram em prol dessa causa e lançaram o projeto “Máscaras para todos”, pioneiro na região.
A inspiração que deu origem a esse projeto veio de longe, de um vídeo da República Tcheca e com o mesmo propósito, de possibilitar o uso de máscaras para o maior número de pessoas a fim de diminuir o contágio em massa do novo coronavírus.
A primeira remessa foi produzida com doações em dinheiro e de materiais feitas pelas próprias esposas dos rotarianos, que contrataram costureiras para dar início ao projeto e, em apenas quatro dias, tinham confeccionado 900 máscaras.
Ao dar início à distribuição das máscaras, porém, o grupo percebeu que seria preciso ampliar muito a produção para atender a demanda da população vulnerável das cidades da região. Foi, então, criada uma campanha nas redes sociais solicitando doações em dinheiro e de materiais (tecido de algodão e elásticos) para a população. A campanha deu certo e as doações começaram a chegar, possibilitando a contratação de mais costureiras. Além disso, algumas profisisionais que tomaram conhecimento do projeto com a campanha virtual, se dispuseram a ajudar de forma colaborativa e a equipe conta hoje, ao todo, com 13 costureiras.
No último dia 7, quando entrou em vigor a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado de São Paulo, o Rotary fez uma ação em parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto e distribuiu 1.760 máscaras em apenas um bairro do município, o Jardim Marília. Nesta semana, as máscaras estão sendo distribuídas nos postos de saúde de quatro diferentes bairros: Jardim São Gabriel, Jardim Santa Cruz, Jardim Saltense e Jardim das Nações.
Além das diversas associações que foram contempladas em Salto, o projeto “Máscaras para todos” se expandiu para outras cidades, atendendo a Apae de Indaiatuba; a Fraternidade Sem Fronteiras, o Lar Candelária e a Vila Vicentina, de Itu; os Pacientes de Hemodiálise e de Quimioterapia da região e os caminhoneiros do Posto de Pesagem de Cabreúva, entre outras.
O principal objetivo do projeto é produzir o maior número de máscaras possível para distribuir gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo maior proteção a população e reduzindo o risco de contágio em massa. Por isso, é muito importante contar com doações que podem ser feitas diretamente na conta do Rotary Club de Salto:
– Banco Itaú, Agência 8162, conta corrente 08283-1, CNPJ 45.479.789/0001-43.
Para doações de materiais e ajuda voluntária, faça contato pelas mídias sociais no Instagram ou Facebook (Rotary Club de Salto).
Foto: Divulgação