Pesquisar

>

Post: Salto tem números conflitantes de casos de covid-19

Salto tem números conflitantes de casos de covid-19

Gráfico do site do Estado mostra que Salto tem 10 casos confirmados

Enquanto a Prefeitura da cidade mantém o mesmo quadro de 8 casos testados e confirmados, o site oficial do Estado, que é quem abastece o quadro nacional do Ministério da Saúde, indica 10 casos confirmados da doença; Indaiatuba e Itu registraram novos casos nesta terça-feira

 

No boletim epidemiológico desta terça-feira, dia 05 de maio, a Prefeitura de Salto informa que a cidade possui oficialmente 8 casos testados e confirmados de covid-19, sendo 7 deles já recuperados e 1 internado em UTI. Entretanto, no site oficial do governo do Estado, como mostra a Revista Regional, esse número é maior: são 10 casos confirmados até o momento.

 

O Estado mantém um site aberto à população e imprensa, onde contabiliza diariamente os casos registrados em todos os municípios paulistas. Esses dados posteriormente são encaminhados ao Ministério da Saúde, que faz o quadro nacional da pandemia. Esse gerenciamento de dados no Estado cabe à Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Os 10 casos confirmados em Salto já apareciam na página do governo estadual na segunda-feira, dia 04, como apurou a Revista Regional.

 

Questionada sobre esses números conflitantes entre Estado e município, a Prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que “provavelmente se tratam de casos atendidos em outros municípios ou serviços particulares e que ainda não foram notificados em Salto”. “Oficialmente, por exames, temos 8 casos confirmados”, encerra a nota encaminhada à Revista Regional.

 

O site estadual contabiliza apenas os casos testados e confirmados e as mortes por covid-19; suspeitos não aparecem na relação. Pelo boletim da Prefeitura, a cidade possui até esta terça-feira, 6 suspeitos à espera do resultado dos exames, sendo 2 internados.

 

Casos assintomáticos e gripais, aqueles que não necessitam de internação, como já noticiado, não estão sendo testados pela maioria das cidades, o que influencia nos números reais da pandemia nos municípios e em todo o país.

 

MAIS CASOS EM INDAIATUBA E ITU

 

Indaiatuba registrou nesta terça-feira mais 4 casos da doença, totalizando agora 67 testados positivamente para o novo coronavírus. Há outros 56 suspeitos à espera do resultado dos exames, 12 em internação clínica e 11 em UTI. Até o momento, 6 pessoas morreram. Há 54 recuperados. Nesta quarta-feira, a Prefeitura vai inaugurar 24 leitos clínicos no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), todos do SUS, e que serão destinados, nesse momento, aos pacientes de covid-19.

 

Em Itu, o boletim epidemiológico aponta para 24 casos confirmados, 13 recuperados e 4 mortes. Há 18 pessoas testadas aguardando resultado. Dos suspeitos, 4 estão em internação clínica e há outros 4 em UTI. A cidade ainda investiga 1 óbito suspeito ocorrido no fim de semana.

 

foto: BIRF

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?