Pesquisar

>

Post: Taxa de isolamento cai na região; casos de covid-19 aumentam

Taxa de isolamento cai na região; casos de covid-19 aumentam

Região volta a registrar casos de covid-19; enquanto isso, isolamento social cai em todas as cidades

Indaiatuba, Itu e Salto registraram índices entre 47% e 49%; governador João Doria afirmou que “não há menor condição de flexibilização da quarentena com isolamento de 48%”

 

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% na terça-feira (28). Na região, também houve queda nesse percentual. Itu e Salto registraram 47% no mesmo dia e Indaiatuba, 49%.

 

 

Nesta quarta-feira, dia 29, o governador João Doria afirmou que “não há menor condição de flexibilização da quarentena com isolamento de 48%”. O número está abaixo do mínimo aceitável, que é de 50%, e do ideal, de 70%, o que preocupa o governo do Estado.

 

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. 

 

O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. A situação da região nos últimos três dias foi a seguinte:

 

– Itu teve 47% de isolamento nos dias 27 e 28 (segunda e terça-feira) e 58% no domingo, dia 26;

– Salto: 47% no dia 28, 48% dia 27 e 59% no domingo, 26;

– Indaiatuba: 49% no dia 28, 50% dia 27 e 57% no domingo, 26.

 

 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia para que o governo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

 

 

CASOS NA REGIÃO

 

 

Na região, o número de casos de covid-19 voltou a aumentar nesta quarta-feira, dia 29 de abril. Itu tem 20 casos confirmados, 113 descartados (exames negativos) e 20 aguardando resultados (6 suspeitos em internação clínica e 3 em UTI). A cidade soma 3 mortes pelo novo coronavírus.

 

 

Indaiatuba tem 55 casos positivos da doença, com 43 recuperados, 5 mortos e 53 suspeitos que testaram e estão à espera do resultado (13 pacientes com síndrome respiratória em UTI e 14 em internação clínica). Salto não havia divulgado boletim epidemiológico até a conclusão desta matéria, às 18h10 desta quarta-feira, mas até a terça, eram 8 casos registrados oficialmente.

 

 

                Em todo o país, muitos pacientes com sintomas leves ou assintomáticos não estão sendo testados nas unidades de saúde, apenas casos graves ou de internação. Esse fator de subnotificação de casos pode gerar uma falsa ideia de controle da pandemia, como alertam diversos especialistas, inclusive o Ministério da Saúde e o governo do Estado. Desta forma, os números oficiais podem ser menores do que os números reais da doença no país. Estudos apontam para 7 a 12 vezes mais casos do que o divulgado pelos governos.

 

 

 

MÁSCARAS NOS ÔNIBUS

 

 

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (29) que o uso de máscaras de proteção passará a ser obrigatório para passageiros dos ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp, do Metrô, da CPTM e dos ônibus intermunicipais da EMTU nas regiões metropolitanas. O decreto com as regras será publicado amanhã no Diário Oficial e a medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (4).

 

 

“Tenho certeza de que essa medida será seguida também por decretos municipais dos demais prefeitos do Estado de São Paulo para tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte coletivo. A obrigatoriedade é válida também para táxis e aplicativos, e a especificação será feita pelas prefeituras municipais”, disse Doria. 

 

 

A medida está alinhada com as ações que o Governo do Estado vem tomando para frear o ritmo de contaminação da covid-19. “Usar máscara é uma medida de cuidado pessoal e um gesto que demonstra respeito a quem está ao seu lado. Se todos colaborarem, vamos juntos vencer o coronavírus e sair dessa crise”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. 

 

 

Foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?