A Câmara de Vereadores de Itu aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 04/2020, que determina a redução de 30% do valor do subsídio dos vereadores. A votação ocorreu durante a 11ª Sessão Ordinária de 2020, realizada de maneira remota através da TV Câmara em 23 de abril.
Os recursos correspondentes à redução serão destinados exclusivamente em ações e serviços públicos de combate à pandemia do coronavírus, causador da Covid-19. A medida entra em vigor a partir do dia 1º de maio e terá validade enquanto estiverem em vigor os Decretos Municipais Nº 3.448, de 21 de março de 2020, que declara Situação de Emergência no município de Itu, e Nº 3.452, de 30 de março de 2020, que reconhece o Estado de Calamidade Pública no município.
De acordo com o presidente da Câmara de Itu, Dr. Ricardo Giordani, o Projeto de Resolução Nº 04/2020 reitera o compromisso do Legislativo Ituano com a saúde e bem-estar do município. Em 25 de março, a Câmara já havia devolvido R$ 800 mil de seu orçamento aos cofres da Prefeitura para o combate da pandemia. O montante correspondeu à economia orçamentária realizada no primeiro trimestre de 2020.
A proposta de redução dos vencimentos em 30% foi uma iniciativa dos vereadores Ricardo Giordani, Givanildo Soares da Silva, Normino da Rádio, Dr. Benedito Roque Moraes, Dr. Henrique de Paula, Luciano Alves Ribeiro, Manoel Monteiro Gomes, Normino José de Oliveira, Rodrigo Macruz, Dr. Sérgio Castanheira e Thiago Gonçales.
foto: Reprodução