Pesquisar

>

Post: URGENTE: Indaiatuba volta atrás e fecha comércio

URGENTE: Indaiatuba volta atrás e fecha comércio

Dois dias depois de flexibilizar a quarentena, prefeito Nilson Gaspar anunciou, neste domingo, um recuo no decreto municipal que havia reaberto o comércio, atitude

Governador Doria com representantes de Indaiatuba, em foto de 2019

que contrariou a recomendação do Estado e da Organização Mundial da Saúde

 

Em live transmitida ao meio-dia deste domingo, dia 19, o prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar anunciou a revogação do decreto municipal que havia reaberto o comércio da cidade, mesmo diante do avanço da pandemia no município.

A decisão surgiu depois que o governo do Estado notificou a Prefeitura local, como publicou a Revista Regional em primeira mão na manhã de sexta-feira.

Gaspar disse que recebeu a notificação do governo estadual e ainda recomendação do Ministério Público do Estado a respeito da necessidade de cumprir o decreto estadual para evitar a disseminação do novo coronavírus. “O Ministério Público do Estado decidiu que o decreto estadual é superior ao decreto municipal”, destacou o prefeito. Com essa decisão, o que vale para Indaiatuba e para os demais municípios é a quarentena decidida pelo governador João Doria, que foi prorrogada até dia 10 de maio, na tentativa de evitar um colapso no sistema de saúde, como aconteceu em cidades da Europa e EUA.

A Revista Regional teve acesso, na sexta-feira, à notificação encaminhada pelo governo do Estado à Prefeitura de Indaiatuba. O ofício é assinado por Marco Antonio Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, recomendando a revogação do decreto municipal: “(…) solicito a Vossa Excelência que se abstenha de praticar novos atos incompatíveis com o regramento estadual (e federal) que decretou a quarentena e, em especial, revogue o decreto municipal, uma vez que as atividades comerciais e prestadoras de serviços não essenciais em todo o Estado devem atentar para as regras retro transcritas”.

Das cidades abrangidas pela Revista Regional, Indaiatuba é a que possui o maior número de casos confirmados de covid-19, sendo 30 até a manhã deste domingo, além de 105 suspeitos aguardando resultados dos exames e 236 notificações com 2 mortes confirmadas. As UTIs estão com quase 50% de ocupação, conforme anunciou a equipe municipal de Saúde durante a live transmitida neste domingo e acompanhada pela Revista Regional.

“Se nós não cumprirmos a determinação do Estado seremos punidos com improbidade, multas e demais penalidades”, acrescentou o prefeito. Ao finalizar, ele pediu novamente à população para que “não tenha vergonha de usar máscaras quando precisar se deslocar pela cidade”. “Nós hoje não sabemos quem está com o vírus”, completou.

foto: Governo do Estado

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?