Por conta de testes rápidos, Indaiatuba já registrou 21 casos de covid-19, com 15 curados
Nesta terça-feira (14) foram acrescentadas 8 notificações para covid-19 em Indaiatuba, totalizando 197 desde o início da pandemia. O Departamento de Vigilância Epidemiológica recebeu mais 7 testes rápidos positivados para a doença, totalizando 21 casos registrados na cidade. Esses 7 novos infectados já estão curados, a exemplo de outros 8 divulgados pela Revista Regional anteriormente.
O boletim desta terça-feira mostra que Indaiatuba possui ainda 112 pacientes à espera de resultado de exames já encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, porém atrasados. Há 21 descartados por teste rápido e outros 43 negativados pelo laboratório. Dos suspeitos, 4 estão em internação clínica e 11 em UTI. A cidade ainda investiga 6 óbitos suspeitos de covid-19.
Oficialmente, Itu tem 4 casos confirmados; Salto, também 4, porém 2 já curados, segundo informações do governo local. As notificações não foram informadas pela Prefeitura de Itu, porém, oficialmente, a cidade teve nos últimos dias uma queda no número de suspeitos, ao contrário das demais. São 42 esperando resultados de testes.
Lembrando que há subnotificações de covid-19 em todo o Estado, conforme advertiu o Ministério da Saúde e confirmou o governo de São Paulo nesta terça-feira. Com isso, os números oficiais podem ser bem maiores.
100 MIL INFECTADOS
O governo de São Paulo admitiu nesta terça-feira, dia 14, a subnotificação de casos de covid-19 em todo o Estado. O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, acredita que cerca de 100 mil pessoas podem estar infectadas, mas sem sintomas ou sem necessidade de tratamento hospitalar.
“Se hoje temos 20 mil pessoas internadas, temos 100 mil que estão acometidos pela patologia. Os 80% não aparecem porque não apresentam necessidade de tratamento, muito menos de tratamento hospitalar”, explicou o secretário.
As características da doença recomendam que se multiplique por 5 vezes o montante de internações para se chegar a uma estimativa mais aproximada do número de contaminados, argumentou Germann.
O Ministério da Saúde já havia alertado para uma diferença entre os números oficiais divulgados pelas Prefeituras e Estados e o número real, tendo em vista a subnotificação dos casos, como vem noticiando a Revista Regional. Há cerca de 20 mil testes aguardando análise do Instituto Adolfo Lutz e, em algumas cidades, pacientes com sintomas não estão sendo testados para o novo coronavírus, ficam em quarentena sugerida pelos médicos das unidades de saúde, mas não entram para a estatística daquele município. Casos semelhantes estariam ocorrendo na região de Itu, como apurado pela reportagem.
O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (14) a aquisição de 725 mil testes de coronavírus vindos da Coreia do Sul, o que o governador João Doria classificou, em entrevista coletiva hoje, de “operação logística inigualável”. O avião com o carregamento pousou nesta madrugada no aeroporto de Viracopos, aqui na região.
foto: AdobeStock