Pesquisar

>

Post: Covid-19: Estado vai agilizar resultados

Covid-19: Estado vai agilizar resultados

Doria e autoridades de Saúde anunciam mutirão para zerar exames atrasados de Covid-19

Anúncio foi feito pelo governo estadual nesta quinta-feira; região possui 14 mortes suspeitas à espera de resultado de teste, mas em todo o Estado são 201 óbitos sem confirmação; capacidade deverá ser de até 10 mil exames por dia

 

 

O governador do Estado, João Doria, lançou nesta quinta-feira (2) uma plataforma de laboratórios para acelerar o diagnóstico do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Ela será coordenada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.

Com a nova rede, haverá prioridade para os resultados de testes relativos a mortes pela Covid-19 e aos pacientes graves internados. Os exames relativos aos 201 óbitos represados no Instituto Adolfo Lutz ficarão prontos nos próximos dias, garantiu a assessoria de imprensa do governo do Estado. A ideia da Plataforma de Laboratórios é fazer um mutirão para zerar a fila de realização dos exames.

“Estamos definindo alguns eixos de ação. O primeiro é diagnosticar as amostras que estão aguardando, fazer um mutirão para que elas sejam rapidamente analisadas e os casos lançados no sistema. Isso tudo dentro de um fluxo que inclua a participação dos municípios. Esperamos zerar essa fila de testes o mais rapidamente possível através desse mutirão”, afirmou o diretor do Instituto Butantan.

EXAMES

Integram a plataforma o Instituto Adolfo Lutz (central e regionais), Instituto Butantan, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hemocentro de Ribeirão Preto, Laboratório de Análises Clínicas e Patologia do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hemocentro de Botucatu. Com isso, a capacidade de realização de exames será de até 10 mil por dia, segundo a assessoria do Palácio dos Bandeirantes.

“Se houver necessidade, o turno do Instituto Adolfo Lutz poderá ser dobrado para a realização dos testes. Os laboratórios da rede privada poderão ser integrados à plataforma de laboratórios do governo de São Paulo mediante credenciamento da Secretaria de Estado da Saúde”, completou.

NÚMEROS NA REGIÃO

De acordo com os boletins oficiais divulgados pelas Vigilâncias Epidemiológicas das cidades da região, o número de mortes suspeitas de Covid-19 aumentou para 14. O último

registro foi na manhã desta quinta-feira em Indaiatuba. O homem tinha 47 anos e foi internado na tarde de quarta-feira com dificuldade respiratória. A cidade possui 6 óbitos sendo investigados, além de 103 pacientes aguardando resultados dos testes e 2 que testaram positivo para o novo coronavírus.

Salto não possui casos confirmados, mas, a exemplo de outros municípios do Interior, tem muitos pacientes aguardando os resultados do Instituto Adolfo Lutz. São 49 ao todo, além de 2 mortes sob suspeita.

Itu tem 2 casos confirmados da doença e 54 à espera do resultado do exame, além de 6 óbitos também sendo investigados.

Na quarta-feira, dia 1º, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o número de casos oficiais divulgados pelas cidades e Estados é “muito menor” que o real, devido ao atraso nos resultados dos exames. Só no Estado de São Paulo são 16 mil pessoas que fizeram teste e não tiveram confirmação.

“Eu não tenho como estimar (esse número). O que aumenta em muito a necessidade de a gente ter muito mais cuidado para segurar (o isolamento social)”, conclui Mandetta.

foto: AI/Governo/SP

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?