Pesquisar

>

Post: Região terá edifício mais alto do Interior

Região terá edifício mais alto do Interior

Projeção de como será o edifício, mais alto do Interior, em construção em Sorocaba

Ícone Planeta, que está sendo construído em Sorocaba, terá 141 metros de altura, maior até que o célebre edifício Copan, de São Paulo, de 140 metros

 

A região está prestes a entrar para o rol de detentora dos maiores empreendimentos do Brasil. Em Sorocaba, está sendo construído aquele que será o maior edifício do interior do país, o Ícone Planeta, empreendimento de alto padrão com 141 metros de altura.

 

O Ícone deverá ser entregue em abril de 2023, mas já é considerado um marco da construção civil brasileira. Trata-se de um dos mais altos, modernos e luxuosos edifícios já construídos no interior do Brasil, consolidando o Estado de São Paulo como um dos polos do mercado imobiliário nacional.

 

Para efeito de comparação, um ranking de edifícios mais altos do país publicado na Wikipédia mostra que, na cidade de São Paulo, o conjunto de residenciais Parque Cidade Jardim tem 158 metros, portanto, ele é apenas 17 metros mais alto que o Ícone.

 

O empreendimento deverá ser maior que o também icônico edifício Copan (também residencial), de 140 metros, conforme a lista publicada na Wikipédia. Para se ter uma ideia, o edifício Altino Arantes (conhecido como prédio do Banespa) tem 161 metros e o Mirante do Vale, mais alto da capital paulista, mede 170 metros.

 

O PROJETO 

O Ícone será elevado de forma escalonada, de modo a garantir solidez e segurança à estrutura. Para enquadrá-lo no terreno de 2.781,00 m² na Rua Maria Josepha de Souza Manente, Portal da Colina, em Sorocaba, apostou-se na verticalização do empreendimento. Desta forma, áreas comuns que, em projetos convencionais ocupariam o piso térreo, subiram para os pavimentos mais altos, contribuindo para o escalonamento do edifício e presenteando o morador com uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

 

Os 141 metros de altura do Ícone exigiram, por exemplo, que em seu topo fosse construído um farol para servir de orientação a aeronaves. Sua luz poderá ser avistada ao longe, sobretudo à noite, como um cartão-postal da cidade. Seu nome não foi escolhido por acaso: a ideia é que ele seja icônico, referência e modelo no céu de Sorocaba.

 

O projeto foi estruturado pelo renomado escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, de São Paulo, que assina empreendimentos reconhecidos mundialmente como Brascan Century Plaza, Top Towers, Sesc Av. Paulista, Almagah, Canvas, entre outros. Já o cálculo estrutural do empreendimento está sendo feito pelo escritório França & Associados, referência no país com cases de sucesso como Convention Corporate Plaza – Bourbon Ibirapuera, São Paulo Corporate Towers, Çiragan, Square Choice Santo Amaro e outros.

 

O Ícone está situado na região mais nobre e valorizada de Sorocaba, o Portal da Colina, zona sul da cidade, próximo a corredores comerciais estratégicos como as avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz e à Rodovia Raposo Tavares, que facilita o acesso a cidades vizinhas e à capital, além de outros bairros de Sorocaba.

 

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?