Pesquisar

>

Post: Itu amplia UTI; Indaiatuba muda quarentena

Itu amplia UTI; Indaiatuba muda quarentena

Inauguração online dos leitos de UTI ocorre na segunda, dia 30

Notícias da região sobre a pandemia: Itu inaugura leitos de UTI no Hospital Municipal; Indaiatuba reduz a quarentena, seguindo agora a mesma data do governo do Estado

 

As obras dos oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Itu, que estão em fase final, foram vistoriadas na tarde desta sexta-feira (27), pelo prefeito Guilherme Gazzola. A inauguração online desses leitos, que seguem os padrões do Ministério da Saúde, ocorre na próxima segunda-feira.

Com isso, Itu amplia a capacidade de atendimento em UTI, considerando que passa a contar com um total de 33 leitos desse tipo, assim distribuídos: oito no Hospital Municipal, 19 no Hospital São Camilo e seis na rede particular.

A UTI, de acordo com Resolução do Ministério da Saúde, deve contar com materiais para punção lombar; materiais para drenagem liquórica em sistema fechado; materiais para aspiração traqueal em sistemas aberto e fechado; aspirador a vácuo portátil; ventilador pulmonar mecânico microprocessado; equipamento para ventilação pulmonar mecânica não invasiva; materiais para traqueostomia; materiais para acesso venoso profundo, entre outros.

Itu também dispõe de 65 respiradores, sendo 18 da rede municipal (12 no Hospital Municipal, sendo cinco recém-adquiridos, quatro na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e dois no Pronto Atendimento Municipal – PAM) e os demais na rede particular.

 

MUDANÇA NA QUARENTENA

 

Nesta sexta-feira, vários comerciantes fizeram carreatas pelo Estado, inclusive na região, cobrando a reabertura do comércio. O ato ocorreu dias depois do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que criticou a quarentena decretada em alguns Estados e cidades e comparou a Covid-19 a uma “gripezinha”.

 

Em Indaiatuba, o prefeito Nilson Gaspar assinou decreto alterando algumas medidas publicadas anteriormente sobre a quarentena no município, que era de 30 dias a partir de 23 de março. Com a alteração, as aulas ficam suspensas até 07 de abril, assim como o comércio poderá reabrir já em 07 de abril e não mais no dia 22, como estava previsto. O dia 07 é a data do término da quarentena decretada pelo governador João Doria para todo o Estado.

 

A pressão por quebrar a quarentena e reabrir o comércio também aconteceu na Itália, no início da epidemia na região de Milão. Nesta sexta-feira, o prefeito milanês Giuseppe Sala reconheceu que errou ao convocar a população a sair às ruas, quando lançou a campanha “Milão não para”, com o discurso de que o vírus não podia parar a economia. Um mês depois, com 4,4 mil mortes naquela região da Itália, ele pediu desculpas à população.

 

 

MORTE DESCARTADA

 

Itu, Indaiatuba e Salto não possuem, oficialmente, casos confirmados de Covid-19 até esta sexta-feira. Os resultados dos exames, enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, têm demorado mais de 15 dias.

 

Indaiatuba possui 94 casos suspeitos ainda aguardando os resultados. A morte suspeita datada de 16 de março teve exame negativo para o novo coronavírus, conforme informou a Prefeitura hoje.

 

Itu tem o maior número de casos suspeitos. São 181 até esta sexta-feira. Salto possui 34 pacientes suspeitos de estarem com a Covid-19. Todos também aguardando os resultados dos testes. Os números são oficiais, informados pelas Vigilâncias Epidemiológicas de cada cidade.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?