Pesquisar

>

Post: Região vê disparar casos suspeitos de Covid-19

Região vê disparar casos suspeitos de Covid-19

Novo coronavírus: região tem mais de 70 casos suspeitos e um óbito sendo investigado

Até a tarde desta quarta-feira (18), Indaiatuba era a cidade da região com maior número de casos suspeitos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Eram 56 suspeitos, 1 descartado, 55 esperando resultado dos testes. No fim da última semana, eram apenas 8 casos suspeitos. Indaiatuba também investiga um óbito suspeito, no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), cujo exame ainda é aguardado. Itu viu, em 24 horas, seus casos suspeitos disparar de 4 para 10. Não há doentes confirmados na região, porém medidas urgentes estão sendo tomadas para enfrentar a pandemia.

A Prefeitura de Indaiatuba publicou portaria que adota medidas emergenciais para a rede de saúde pública do município, como a reavaliação a critério médico e suspensão gradual de todas as consultas ambulatoriais de especialidades, a partir de 23 de março, pelo período de 60 dias. Os profissionais permanecerão nas unidades de saúde engajados somente no combate e enfrentamento ao coronavírus. Além disso, decretou a suspensão imediata das cirurgias eletivas; exames de imagem; exames radiológicos; laboratoriais e qualquer outro em caráter eletivo.

 

Como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, a Prefeitura de Indaiatuba orienta essas pessoas a permanecerem em isolamento social. Recomenda-se que as atividades externas como compras em mercados, farmácias, lojas, serviços bancários entre outros, sejam feitas por parentes ou amigos próximos que não fazem parte desses grupos. Os vulneráveis e suscetíveis são: idosos; diabéticos; hipertensos; quem tem insuficiência renal crônica ou doença respiratória crônica.

A Prefeitura de Indaiatuba também disponibilizou no site oficial um setor de ‘Fatos ou Boatos sobre o Coronavírus’, onde serão publicadas as fake news e as informações verdadeiras, para que a população possa consultar e tirar suas dúvidas.

 

ITU E SALTO

 A Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou que, neste momento, a situação da cidade está em fase de contenção com o objetivo de limitar a transmissão do coronavírus.

Os casos suspeitos dispararam de 4 para 10, em menos de 24 horas: uma mulher de 39 anos, com histórico de viagem a Dubai; um homem de 20 anos, vindo da Itália, e sua mãe, de 43 anos; outro homem, de 43, piloto de avião em rotas nacionais; um paciente de 34 anos, que voltou de viagem ao Rio de Janeiro; outro de 37, morador de São Paulo que trabalha em Itu; uma mulher de 83 anos, que teve contato com familiar que viajou para Espanha; outra paciente de 58 anos, que viajou para Itália e Alemanha; uma de 28 anos que também esteve na Itália e Alemanha; e um homem de 64 anos, que manteve contato com familiares que viajaram.

Em Salto, oficialmente, eram 2 casos suspeitos até esta quarta-feira, dia 18, conforme informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica/ Secretaria de Saúde. O primeiro caso suspeito foi informado na última semana e segue aguardando resultado de exame pelo Instituto Adolfo Lutz.

O segundo caso, notificado como suspeito na data da última segunda-feira (16), é uma jovem de 25 anos, que esteve em um cruzeiro na Argentina em 1º de março e apresentou os sintomas. A mesma foi atendida na rede particular, não foi necessária internação hospitalar. A jovem encontra-se em isolamento domiciliar; o exame foi colhido e encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz. A Revista Regional questionou a Prefeitura sobre a possibilidade de outros casos suspeitos não computados, mas não obteve retorno.

 

PREVENÇÃO

As principais orientações da OMS para prevenir a Covid-19 são:

– evitar aglomerações;

– cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– utilizar lenço descartável para higiene nasal, depois higienizar as mãos;

– evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– não compartilhar objetos de uso pessoal;

– limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel  (70%), na impossibilidade de lavar as mãos;

– deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?