Pesquisar

>

Post: Covid-19: Itu, Salto e Indaiatuba anunciam medidas urgentes

Covid-19: Itu, Salto e Indaiatuba anunciam medidas urgentes

Aumento nos casos de Covid-19 em São Paulo levaram Prefeituras da região a várias medidas restritivas

Com a necessidade imposta pela situação atual de evitar aglomerações e prevenir a disseminação do novo coronavírus, as Prefeituras de Itu e Indaiatuba anunciaram no final de semana diretrizes iniciais a todos os setores da população. Na segunda, 16, foi a vez de Salto divulgar uma série de ações, como suspensão de aulas, fechamento de museus e adiamento do espetáculo da Paixão de Cristo, um dos maiores do Interior paulista.

Itu não possuía, até a manhã desta segunda, 16, nenhum registro suspeito ou confirmado do Covid-19. Já em Indaiatuba, os casos suspeitos dispararam de 8 para 32, de acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica da cidade; Salto investiga 1 caso suspeito.

No comunicado enviado à imprensa na manhã de domingo, e divulgado pela Revista Regional em seu aplicativo, a Prefeitura de Itu destaca que está preparada para lidar com esta questão e já tem adotado medidas como o avanço nas obras dos leitos de UTI do Hospital Municipal, bem como já foi realizado o pedido de intervenção nos leitos do Hospital São Camilo, caso seja necessário. O governo municipal informa que a conduta indicada pelo Ministério da Saúde caminha para o isolamento social, sendo assim, orienta que as pessoas se movimentem somente para atividades essenciais.

Em relação ao atendimento nos setores públicos, o prefeito Guilherme Gazzola destacou que os servidores públicos municipais são fundamentais neste processo de combate ao novo coronavírus. “Contamos com cada um dos nossos servidores, colaborando em seus postos de trabalho para orientar, acalmar e resolver os problemas da população. Liberei toda a minha agenda para poder me dedicar diariamente a cada um dos setores de atendimento, acompanhando e trabalhando em conjunto com os servidores. Nós podemos colaborar para diminuir a transmissão do coronavírus”, afirmou.

Guilherme também destacou que o momento é de colaboração de todos, seguindo as orientações emitidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais. “Peço que as divergências políticas sejam colocadas de lado em prol da segurança da população. Este é o momento de todos estarem unidos”, reforçou.

Orientações da Prefeitura de Itu

– Diante dos sintomas da doença, os ituanos devem procurar uma UBS ou o pronto atendimento.

– Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer autoisolamento por 7 dias, evitando grandes movimentações em locais com aglomeração de pessoas.

– Os médicos foram orientados a fazer prescrições de remédios com validade mais prolongada aos pacientes que fazem uso de medicamento contínuo, para evitar que a pessoa tenha de se deslocar à unidade de saúde somente para atualizar receita.

– Idosos e pacientes crônicos devem evitar viagens, cinema, shoppings, shows e outros locais com aglomeração.

– Consultas nas especialidades médicas: Pacientes com consultas agendas em especialistas devem continuar comparecendo as mesmas, umas vez que é de fundamental importância a continuidade do acompanhamento a estes pacientes que possuem comorbidades, ou seja, doenças associadas que junto com o coronavírus rapidamente podem se tornar casos de alta gravidade.

– Seguindo a determinação federal, ficam suspensas as férias e licenças prêmio de profissionais da área da saúde.

– Durante a semana de 16 a 20 de março as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. Pais que puderem e quiserem ficar com os filhos em casa, a partir do dia 16, terão as faltas abonadas.

– A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas da rede municipal. Por indicação, o mesmo pode ocorrer nas instituições particulares.

– A partir de 16 de março, ficam suspensas todas as atividades complementares como atividades esportivas oferecidas pela secretaria municipal de esportes, aulas e atividades culturais oferecidas pela secretaria municipal de cultura, trilhas e eventos oferecidas pelas secretaria municipal de turismo, lazer e eventos, oficinas e atividades realizados na sede da melhor idade. Entretanto, os servidores municipais que atuam nestes setores estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para acalmar e orientar a população.

– A partir de 16 de março, ficam suspensos todos os eventos que seriam realizados pela Prefeitura de Itu.

– A Prefeitura orienta que os eventos – sejam eles, artísticos, científicos ou comerciais – não ocorram nesse período. Caso não seja possível cancelar o evento, a recomendação é que não haja público.

– É recomendado também que instituições religiosas evitem realização de reuniões e celebrações públicas neste período, em substituição a estes encontros, sugerimos o uso de transmissão ao vivo pela internet.

Em Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou na tarde de sábado (14) a atualização do boletim epidemiológico, revelando que o número de casos suspeitos de Covid-19 na cidade subiu para 8. Ainda segundo informação da pasta, todos os exames ainda estão sendo analisados e o resultado deve ser entre 3 a 6 dias.

Considerando a pandemia do novo coronavírus, o prefeito Nilson Gaspar estabeleceu Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e, por medida de precaução, irá suspender eventos públicos e gradativamente as atividades oferecidas pelas Secretarias Municipais. Também fica recomendada a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas.

Ficarão fechados por 30 dias: o Museu da Água; Bosque do Saber; área molhada do Parque da Criança, Museu Municipal Antonio Reginaldo Geiss; Biblioteca e Biblioteca Rui Barbosa. O Parque do Mirim, ficará fechado aos finais de semana a partir do dia 21 de março.

Neste primeiro momento, segundo a Prefeitura, as aulas da rede municipal continuam normais, pensando na organização familiar, pois muitas famílias dependem das creches e escolas para deixar seus filhos e manter a rotina de trabalho. No entanto, todas as atividades extraclasses estão suspensas a partir de terça-feira (17). Os pais ou responsáveis que optarem por não levar as crianças para a escola terão as faltas abonadas. As vagas das creches e escolas não serão prejudicadas. Os professores e funcionários das escolas serão orientados sobre as medidas de prevenção.

As aulas das oficinas da Secretaria de Cultura e de Esportes estão suspensas temporariamente, assim como todas as atividades direcionadas à terceira idade e cursos de geração de renda, mais as atividades externas da Secretaria de Assistência Social. A Vigilância Sanitária de Indaiatuba está orientando os comércios locais sobre os procedimentos de limpeza e as medidas de prevenção.

Em Salto

Depois de Itu e Indaiatuba, no final de semana, foi a vez de Salto anunciar, na manhã desta segunda-feira, 16, uma série de ações restritivas para enfretamento da Covid-19.

As medidas iniciais entram em vigor a partir desta terça-feira (17), respeitando o período de adaptação, especialmente nas unidades escolares.

Dentre as ações operacionais nos setores administrativos, a Prefeitura reforçará nos espaços públicos municipais, orientações sobre os sintomas da Covid-19, as formas de transmissão e de prevenção; e utilização dos serviços de Saúde. “Todas as ações devem ser entendidas como ações para conter a transmissão do vírus. Não há alarmismo! A Secretaria da Saúde e a administração municipal como um todo estão definindo ações respaldadas por um protocolo com orientações regidas pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito Geraldo Garcia. “Neste momento, pedimos para que a população, especialmente o grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com doença respiratória crônica), deve estar atenta aos comunicados e formas de prevenção; seguindo as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal”, completou.

SERVIDORES ACIMA DE 60: A partir desta terça-feira (17), os servidores municipais com mais de 60 anos trabalharão de casa. As exceções são para servidores da Saúde e da Secretaria da Defesa Social. Um comunicado interno expedido pela Secretaria da Administração determinará as condições e regras do serviço interno para este grupo.

AULAS: A Prefeitura seguirá as orientações do Governo do Estado de São Paulo. Durante esta semana (até sexta-feira, 20 de março), as escolas deverão continuar abertas, com dias letivos regulares. Pais que puderem e quiserem ficar com os filhos em casa, a partir do dia 16, terão as faltas abonadas. A partir da segunda-feira (23), as aulas deverão ser suspensas por período indeterminado em todas as escolas e nas creches da rede municipal.

PAIXÃO DE CRISTO: Todas as ações e eventos nos espaços públicos estão cancelados, também por prazo indeterminado. O mesmo se aplica aos cursos e oficinas ministrados pela Casa da Cultura, Conservatório Municipal e demais espaços culturais. O Museu da Cidade de Salto e a Biblioteca Municipal estarão fechados a partir desta terça-feira (17). O espetáculo “Paixão de Cristo”, que seria realizado nos dias 04 e 05 de abril, será adiado para uma nova data a ser definida.

ATIVIDADES SOCIAIS: A partir desta terça-feira (17), com ações no Esporte e Ação Social e Cidadania, estão com as aulas e eventos suspensos pela administração municipal. O mesmo cabe para cursos e oficinas em andamento, nos Cras e Creas e também nos espaços do Centro de Ações Integradas e de Cultura, assim como no Programa de Integração Sociofamiliar. Os servidores municipais que atuam nestes setores estarão disponíveis nos seus locais de trabalho para orientar a população. Os eventos que seriam realizados pela Prefeitura também estão suspensos. Os serviços de atendimento no Atende Fácil e Saae permanecem normais.

MIRANTE FECHADO: O Mirante da Ponte Estaiada será fechado para visitação a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado. Os parques municipais permanecem abertos; orientamos para que os visitantes sigam as etiquetas de saúde, evitando contato físico.

ATENDIMENTO NA SAÚDE: Os serviços de Saúde seguem intensificados, com a orientação de procedimentos aos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e no Hospital Municipal. A Prefeitura orienta para que os munícipes que estão com agendamentos de exames e consultas na rede básica ou nas Especialidades Médicas, comparecem às mesmas. A medida visa a continuidade do acompanhamento desses pacientes. Não há casos confirmados da doença em Salto. A cidade contabiliza até o momento, um caso suspeito de Covid-19, causada pelo coronavírus; o caso está em investigação e aguarda resultado.

foto: AdobeStock

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?