Pesquisar

>

Post: Coronavírus: descartado em Itu e 1 suspeito em Indaiatuba

Coronavírus: descartado em Itu e 1 suspeito em Indaiatuba

O novo coronavírus não foi registrado na região até agora, 02 de março

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou que foi descartada a suspeita de COVID-19 numa paciente que havia apresentado sintomas gripais após retornar de uma viagem à Itália, país europeu que apresenta até agora mais casos de infecção pelo novo coronavírus.

Embora sem registro do vírus na cidade, a recomendação do governo municipal é para que a população esteja atenta ao cenário nacional a fim de verificar se esteve em contato com casos suspeitos e, ao apresentar sintomas da doença, procure imediatamente um serviço de saúde.

Na região, há um caso sendo avaliado em Indaiatuba. A Prefeitura informou, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, que na sexta-feira (28), um homem de 20 anos passou em atendimento no Haoc (Hospital de Augusto de Oliveira Camargo) como provável caso suspeito para Covid-19. O paciente trabalha no Aeroporto de Viracopos e apresenta quadro leve de febre, tosse seca e coriza. A equipe de Saúde seguiu todos os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação da GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas. A Vigilância Epidemiológica orientou isolamento domiciliar de 14 dias e o acompanhamento será feito pela Unidade de Saúde.

 

 

Como se prevenir

Com a rápida disseminação do novo coronavírus e a chegada ao Brasil, as pessoas têm cada vez mais se perguntado como se proteger. Especialistas aconselham que a principal medida de prevenção, simples, porém bastante eficiente, é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados.

Se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes lavar as mãos ou limpá-las com álcool gel. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato. Ainda não se sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo, mas o vírus da influenza (gripe), por exemplo, pode resistir por até 24 horas em superfícies mais porosas, como a madeira. É por isso que também é importante manter o ambiente limpo, higienizar com soluções desinfetantes as superfícies da casa, móveis e o telefone celular, por exemplo. Para limpar o aparelho, pode-se usar uma solução com mais ou menos metade de água e metade de álcool, além de usar um pano limpo.

 

Dicas:

 

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Não compartilhar objetos de uso pessoal

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente

– Em viagens a locais com circulação do vírus, deve-se evitar contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos, incluindo comércios como lojas veterinárias, açougues, feiras etc.

 

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?