Pesquisar

>

Post: Caso suspeito de coronavírus na região

Caso suspeito de coronavírus na região

Com a rápida disseminação do novo coronavírus, as pessoas têm se perguntado como podem se proteger

A paciente, que mora em Itu, voltou da Itália e apresentou sintomas leves, porém aguarda resultado de exame; confira matéria completa no aplicativo da Revista Regional

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, ontem, dia 26, em São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Itu informou que a cidade possui um caso suspeito, entre os 20 divulgados pelo Ministério da Saúde. A paciente apresentou sintomas leves, após retornar de uma viagem da Itália, país que hoje possui o maior número de casos da doença COVID-19 na Europa e de onde veio o primeiro caso registrado no país.

Segundo a Prefeitura, ela está em casa e vem sendo monitorada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda o resultado de exame enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

A recomendação é que a população esteja atenta ao cenário nacional a fim de verificar se esteve em contato com casos suspeitos e, ao apresentar sintomas da doença, procure imediatamente um serviço de saúde.

Em Salto, surgiram rumores nas redes sociais de que havia um caso suspeito também na cidade. No entanto, o governo local divulgou nota afirmando que a paciente voltou de Dubai apresentando sintomas gripais, mas sem febre.

Os funcionários do hospital onde a paciente foi atendida usam máscaras, ainda segundo a nota da Prefeitura, por questão de protocolo, de forma preventiva, antes mesmo de a paciente dar entrada na unidade. “Mais uma vez, a Prefeitura lamenta que esse tipo de postagem, tenha induzido diversas pessoas a compartilharem informações inverídicas, gerando motivos de preocupação na população”, finaliza a nota oficial.

Como se prevenir

Com a rápida disseminação do novo coronavírus e a chegada ao Brasil, as pessoas têm cada vez mais se perguntado como se proteger. Especialistas aconselham que a principal medida de prevenção, simples, porém bastante eficiente, é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos. O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados.

Se estiver em um ambiente público, por exemplo, ou com grande aglomeração, não toque a boca, o nariz ou olhos sem antes lavar as mãos ou limpá-las com álcool gel. O vírus é transmitido por via aérea, mas também pelo contato. Ainda não se sabe quanto tempo o coronavírus sobrevive fora do corpo, mas o vírus da influenza (gripe), por exemplo, pode resistir por até 24 horas em superfícies mais porosas, como a madeira. É por isso que também é importante manter o ambiente limpo, higienizar com soluções desinfetantes as superfícies da casa, móveis e o telefone celular, por exemplo. Para limpar o aparelho, pode-se usar uma solução com mais ou menos metade de água e metade de álcool, além de usar um pano limpo.

Dicas:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Não compartilhar objetos de uso pessoal

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente

– Em viagens a locais com circulação do vírus, deve-se evitar contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos, incluindo comércios como lojas veterinárias, açougues, feiras etc.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?