Pesquisar

>

Post: Antonio Carlos Valini: à disposição do sonho

Antonio Carlos Valini: à disposição do sonho

Formado em Jornalismo pela Puccamp há mais de 20 anos, Antonio Carlos Valini tem uma mente que não para e foi justamente ela que o levou a concluir seu Doutorado em Educação, pela Unicamp, recentemente. Com uma paixão pela Comunicação, o jornalista decidiu logo cedo a fazer disso sua profissão. Assim que concluiu a graduação, passou por veículos em Salto e região, assessorias de Imprensa da Prefeitura e da Câmara de Salto, além de empresas privadas. “Meu trabalho sempre foi acompanhado pela atualização profissional. Desta forma, o Marketing foi se infiltrando na Comunicação e me deu oportunidades de implantar o Departamento de Comunicação e Marketing na Nutriplus Alimentação, em desde 2005. Além disso, assumi aulas da Uni’Santanna e Unianchieta, onde mais tarde passei a coordenar cursos, e hoje, estou à frente dos cursos de Publicidade e Propaganda, Negócios e Inovação e Design Gráfico”, conta o jornalista e explica que a área acadêmica e as ações de Educação Nutricional que coordena na Nutriplus o impulsionaram à Educação.

Além da graduação, Valini fez MBA Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 1998; é Mestre em Administração e Marketing pela Unimep (1998); e Doutor pela Unicamp (2019). Para ele, a Comunicação é um elemento fundamental da vivência humana e, por isso, é tão importante compreendê-la em suas formas para colocá-la em prática. “Ela é quem nos liga ao nosso semelhante através de uma empatia que vai além de qualquer simbolismo ou metáfora comunicada. É também através dela que conseguimos aprender e evoluir como povo e espécie, pois permite a integração de conteúdos de outros que, como nós, comunicam, apesar de, por vezes, o fazerem noutras línguas, noutras culturas ou noutros rituais”, explica.

Em seu Doutorado, Valini investigou a questão da identidade da Ética, enquanto ciência da condição e do agir humano, pressupondo seu caráter ontológico social e sua dimensão de ensino. “Trata-se de uma pesquisa realizada na linha de pesquisa Ética, Política e Educação, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação Paideia, da Faculdade de Educação da Unicamp, sob orientação do professor Dr. César Nunes. O estudo analisou fontes bibliográficas presentes no estudo da Ética e realizou uma pesquisa de campo em cinco universidades paulistas, coletando programas de ensino de Ética em 20 cursos superiores”, detalha. Questionado sobre a mudança em sua área, ele ressalta: “Não há mudança. Há continuidade. Em 2021, inicio o Pós-Doutorado junto à Faculdade de Educação da Unicamp”. Como

mencionado no início do texto, Valini é uma mente que não para. Para ele, tudo é movido pelo sonho. “Sonho não é coisa de maluco. Sonho é coisa de quem vive e de quem existe. O sonho faz parte natural da minha presença no mundo ético, humano, livre e decente”, encerra.

texto: Gisele Scaravelli

foto: Arquivo pessoal

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?