Pesquisar

>

Post: Museu Republicano tem programação de férias

Museu Republicano tem programação de férias

Museu Republicano

Vários eventos da programação “Se essa rua fosse minha …” buscam estimular questões sobre nossa relação com o território, memórias e narrativas sobre a cidade em que vivemos

 

A programação de férias de janeiro do Museu Republicano “Convenção de Itu” tem como premissa refletir sobre a exposição “A República nas Ruas de Itu”, buscando estimular questões sobre a nossa relação com o território, o lugar e as disputas simbólicas e de poder que resultam na configuração da paisagem, nas memórias e narrativas sobre as ruas e a cidade em que vivemos. Tais atividades serão direcionadas a educadores e público espontâneo, em especial, crianças e grupos familiares. Confira a programação completa:

 

Dia 10/01 –  14h – Oficina educativa: “Se essa rua fosse minha…”.

Abordará a relação de pertencimento dos sujeitos e as ruas da cidade. “Vamos confeccionar nossas placas e escolher os nomes das nossas ruas?”

Público: crianças entre 5 e 10 anos de idade

Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu

 

Dia 11 – 11h – Concerto com o pianista Ricardo Diniz: Villa-Lobos (1887-1959) Cantigas do “Guia Prático” (1932), uma homenagem à nossa infância.

Neste recital, o pianista Ricardo Diniz executará cantigas selecionadas do “Guia Prático” de nosso grande Villa-Lobos.

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu

 

Dia 12 – 14h – Oficina educativa: Quais nomes recebem as ruas de uma cidade?

A partir de um jogo de descobertas os grupos descobrirão quais nomes são dados às ruas da cidade de Itu

Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu

 

Dia 21 – das 13h30 às 17h – Oficina “Aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas?”

Pretende-se com esta oficina, estimular os educadores a desenvolverem projetos sobre a relação de pertencimento dos estudantes às ruas da cidade. Para tanto, o Museu inicia com um questionamento: aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas? Qual a importância do espaço público na cultura tradicional da infância e nos processos de identidades culturais? De que forma estas memórias são preservadas? Em quais lugares? Elas possuem espaço nas narrativas oficiais da cidade?

Lucilene Silva é mestre e doutoranda em música pela Unicamp, educadora musical com formação em Canto Popular e especialização em Música Brasileira; desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de cultura infantil, música tradicional da infância e cultura brasileira no Brasil e outros países da América Latina.

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu

Inscrições: 11 40230240, menu 3.

 

Dia 25 – 15h – Contação de história: “Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha …” (Machado de Assis. Um Apólogo).

Local: Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu

 

Dia 25 – das 15h30 às 17h – Visitação aberta à exposição Machado de Assis, páginas de literatura e história, em que estão expostas obras de e sobre Machado de Assis existentes na biblioteca do Museu Republicano.

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu.                            

 

foto: Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?