Vários eventos da programação “Se essa rua fosse minha …” buscam estimular questões sobre nossa relação com o território, memórias e narrativas sobre a cidade em que vivemos
A programação de férias de janeiro do Museu Republicano “Convenção de Itu” tem como premissa refletir sobre a exposição “A República nas Ruas de Itu”, buscando estimular questões sobre a nossa relação com o território, o lugar e as disputas simbólicas e de poder que resultam na configuração da paisagem, nas memórias e narrativas sobre as ruas e a cidade em que vivemos. Tais atividades serão direcionadas a educadores e público espontâneo, em especial, crianças e grupos familiares. Confira a programação completa:
Dia 10/01 – 14h – Oficina educativa: “Se essa rua fosse minha…”.
Abordará a relação de pertencimento dos sujeitos e as ruas da cidade. “Vamos confeccionar nossas placas e escolher os nomes das nossas ruas?”
Público: crianças entre 5 e 10 anos de idade
Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu
Dia 11 – 11h – Concerto com o pianista Ricardo Diniz: Villa-Lobos (1887-1959) Cantigas do “Guia Prático” (1932), uma homenagem à nossa infância.
Neste recital, o pianista Ricardo Diniz executará cantigas selecionadas do “Guia Prático” de nosso grande Villa-Lobos.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu
Dia 12 – 14h – Oficina educativa: Quais nomes recebem as ruas de uma cidade?
A partir de um jogo de descobertas os grupos descobrirão quais nomes são dados às ruas da cidade de Itu
Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu
Dia 21 – das 13h30 às 17h – Oficina “Aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas?”
Pretende-se com esta oficina, estimular os educadores a desenvolverem projetos sobre a relação de pertencimento dos estudantes às ruas da cidade. Para tanto, o Museu inicia com um questionamento: aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas? Qual a importância do espaço público na cultura tradicional da infância e nos processos de identidades culturais? De que forma estas memórias são preservadas? Em quais lugares? Elas possuem espaço nas narrativas oficiais da cidade?
Lucilene Silva é mestre e doutoranda em música pela Unicamp, educadora musical com formação em Canto Popular e especialização em Música Brasileira; desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de cultura infantil, música tradicional da infância e cultura brasileira no Brasil e outros países da América Latina.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu
Inscrições: 11 40230240, menu 3.
Dia 25 – 15h – Contação de história: “Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha …” (Machado de Assis. Um Apólogo).
Local: Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu
Dia 25 – das 15h30 às 17h – Visitação aberta à exposição Machado de Assis, páginas de literatura e história, em que estão expostas obras de e sobre Machado de Assis existentes na biblioteca do Museu Republicano.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano: Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu.
foto: Arquivo