Pesquisar

>

Post: ‘Vozes de Itu’ canta Oratória de Elias Lobo

‘Vozes de Itu’ canta Oratória de Elias Lobo

Coral Vozes de Itu durante apresentação

Obra será apresentada em Itu e Indaiatuba

Nos dias 07 e 08 de dezembro, o Coral Vozes de Itu apresentará a obra histórica Oratória de Nossa Senhora da Conceição, escrita em 1883, a primeira peça musical cantada na Catedral de Campinas, no dia de sua inauguração, em 08 de dezembro daquele ano. O compositor, Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se notabilizou na música brasileira pela composição de peças em língua nacional, influenciado pela música lírica italiana e pela modinha brasileira. Depois de notabilizar-se no gênero operístico, Lobo se dedicou à música sacra. Além de missas e novenas, compôs pelo menos três oratórias com temas religiosos. O gênero se caracteriza por uma ópera sem cena. Os personagens dialogam com o coro celebrando o anúncio da gravidez de Maria pelo anjo Gabriel, o estranhamento e posterior aceitação de São José.

Elias Lobo foi um dos primeiros, senão o primeiro, dentre os compositores brasileiros a se dedicar a oratórias, muito comuns no período barroco e romântico na Europa. Peças como esta não são feitas para se cantar na liturgia, mas em forma de concerto. As partituras originais pertencem ao acervo do Museu da Música – Itu e foram transcritas pelo professor Marcos Júlio Sergl. O texto da Oratória de Nossa Senhora da Conceição é de autoria do dr. Antonio da Costa Carvalho.

A apresentação na Igreja do Bom Jesus, no sábado, dia 07 de dezembro, às 19h15, coincide com os 130 anos de fundação da Congregação Mariana da Imaculada Conceição, sediada naquele templo, justamente em sua festa principal. Já em Indaiatuba, o concerto será no dia 08 de dezembro, às 10h, no Mosteiro de Itaici. O evento com a participação de solistas do Vozes de Itu e do pianista Daniel Guimarães. A direção artística é de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.

Há 25 anos o Coral Vozes de Itu se dedica à recuperação e apresentação de obras históricas da música paulista. Os concertos são comemorativos dos doze anos de fundação do Museu da Música – Itu, que preserva os originais das partituras apresentadas. O evento é realização conjunta da Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu, Museu da Música – Itu e Secretaria Municipal de Cultura de Itu e conta com apoio cultural da Igreja do Bom Jesus e Mosteiro de Itaici. A entrada é franca.

 

07 de dezembro, sábado, 19h15

Igreja do Senhor Bom Jesus

Local – Praça Padre Anchieta s/nº centro Itu

 

08 de dezembro, domingo, 10h

Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho

Local – Mosteiro dos Jesuítas – Itaici – Indaiatuba

Foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?