Mesas para a ceia

Na ceia de Natal a mesa costuma ficar recheada de pratos tradicionais, receitas de família e doces de dar água na boca. Apesar da beleza dos alimentos, caprichar na decoração do espaço pode surpreender ainda mais os convidados. Sete profissionais de arquitetura e decoração montaram mesas natalinas nos mais variados estilos e cores. Confira!

 

1 – Mesa de Natal Imperial

Inspirado nas tradições natalinas das famílias imperiais francesas, o arquiteto Carlos Titjen procurou retratar a ceia de Natal com elementos que remetessem à data de forma singela, porém requintada. Utilizando objetos nas cores tradicionais, vermelho, dourado e verde, Carlos trouxe significado à decoração com o uso de acessórios. O coração, por exemplo, lembra o nascimento, e as estrelas, a anunciação. Já a coroa, imponente ao centro da mesa, simboliza a hierarquia familiar, envolta pelo amor, representado pelas rosas vermelhas. (Fornecedores: Yellowart Casa, Vanessa Taques, Lolla Home e acervo pessoal.)

 

2 – Mesa de Natal Celestial

Em tons de azul, a mesa decorada pelas arquitetas Aline e Denise Bernacki reuniu artigos díspares, de vários conjuntos, em uma composição assimétrica. A ideia das profissionais era criar algo que pudesse ser montado com elementos de casa, sem a necessidade de jogos inteiros e peças iguais. Para dar o toque festivo à composição, elas investiram no prateado, em acessórios bem natalinos. Além disso, aproveitaram o pé da mesa para inserir objetos decorativos, uma dica para quem quer inovar na decoração. (Fornecedores: Atacado Beija-flor, Esal Flores, Bebidas Juvevê e Yellowart Casa.)

 

 

3 – Mesa Natal Dourado

O clássico dourado predomina na decoração elaborada pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande. Apesar dos elementos tradicionais, como velas e bonecos de neve, a dupla fez um resgate à natureza inserindo animais, como a rena, borboletas e pássaros, além de galhos com folhas, que deram um toque autêntico à mesa. João e Maria também aparecem em uma versão repaginada, com vestes que imitam pele de girafa. Para finalizar, o brilho transmite a ideia de renovação presente na data. (Fornecedores: Camicado, Bebidas Juvevê e Yellowart Casa.)

 

4 – Mesa de Natal Mara

Na busca por peças decorativas na cor lilás, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki constataram um ar bucólico nos itens deste tom. Sendo assim, desenvolveram uma composição bem romântica, com ares de campo, mas ao mesmo tempo que contém

toques de glamour, expressos pelos itens dourados e o uso do vidro. O mix entre o roxo e o lilás também quebrou a melancolia da cor e proporcionou um ar mais moderno à decoração. (Fornecedores: Mara Durigan e Yellowart Casa.)

 

fotos: Vitor Sampaio