Pesquisar

>

Post: Itu faz homenagem aos 200 anos de Padre Bento

Itu faz homenagem aos 200 anos de Padre Bento

crédito: Livro “O Padre Antonio Pacheco da Silva”
Padre Bento, considerado um “santo” ituano

O chamado Apóstolo da Caridade receberá homenagem póstuma no próximo dia 11 de setembro, em Itu, através do Prêmio Antônio Pacheco da Silva

No ano em que Itu comemora os 200 anos de nascimento de Padre Bento Dias Pacheco, o Apóstolo da Caridade, o Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva faz sua primeira homenagem póstuma.

Antônio Pacheco da Silva, que dá nome ao prêmio, nasceu em 1752, em Itu, e aos 26 anos tornou-se sacerdote secular. Fundou um hospital e abrigo para tratar os pobres lázaros, inaugurado em 1807. Viveu para seus doentes e para o hospital, falecendo em 1825 com 73 anos de idade, 43 de sacerdócio e 18 de dedicação aos lázaros.

Já Padre Bento, que será o homenageado deste ano do prêmio, tem uma forte ligação com o Padre Antônio, dando continuidade ao seu trabalho, mais de 40 anos depois de sua morte. Bento nasceu em 17 de setembro de 1819, na Fazenda da Ponte, em Itu. De família rica, o jovem era incentivado aos estudos, entretanto, ele optou pelo sacerdócio, ordenando-se padre em 1840. Conta sua biografia que, ainda jovem, Bento despertava a atenção das autoridades locais por causa da maneira humanizada como tratava os escravos da região. Por isso, recebeu o convite para assumir o cargo de capelão do Hospital dos Lázaros. O convite foi formulado duas vezes e, por duas vezes, Padre Bento recusou a distinção, por conta do medo e do preconceito que existia à época em relação aos portadores da hanseníase. Contudo, em 1869, o padre decidiu se dedicar integralmente aos portadores do mal de Hansen (a lepra), operando uma profunda transformação em sua vida. Foi quando vendeu todos os seus bens e distribuiu o dinheiro aos pobres da região. Despediu-se de parentes e amigos, e passou a residir na Chácara da Piedade, local em que eram segregados os portadores da hanseníase, vítimas tanto da gravidade da moléstia quanto do preconceito da sociedade.

O trabalho incessante de Padre Bento em prol desses necessitados perdurou, sem interrupções, até o seu falecimento, em 06 de março de 1911, na mesma chácara em que morou por 42 anos. Hoje, seu túmulo encontra-se no interior da igreja matriz da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, no bairro que leva o seu nome, em Itu. Em 2003, foi instalado pela Diocese de Jundiaí, o Tribunal Eclesiástico Diocesano para a

Causa de sua Canonização. Um processo de beatificação encontra-se em andamento no Vaticano.

O Prêmio

É a primeira vez que o Prêmio Padre Antônio faz uma homenagem póstuma. “O prêmio será conduzido com uma abordagem bem diferente dos anos anteriores. Duas datas muito significativas serão comemoradas, 200 anos do nascimento de Padre Bento e 150 anos do início de sua jornada ao lado das pessoas acometidas pela hanseníase. Para isso, convidamos duas mulheres com grande destaque nacional pela beleza e significado de suas realizações”, explicam os membros da Saci (Sociedade Amigos da Cidade de Itu), idealizadores do evento. As convidadas citadas são Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral, e a médica Ana Cláudia Quintana Arantes.

Ambas foram escolhidas por uma ligação com Padre Bento. Tarsilinha representa sua tia-avó, que em 1931 pintou a obra “Retrato do Padre Bento”, atendendo a um pedido de sua mãe, Lydia Dias de Aguiar, devota do padre ituano. Já dra. Ana Cláudia Quintana Arantes é médica, especialista em Cuidados Paliativos, sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. A cerimônia, que acontecerá em 11 de setembro, às 19h, no auditório da Prefeitura de Itu, se concentrará em duas palestras ministradas pelas convidadas. “Diferentemente dos anos anteriores, não haverá entrega do prêmio. A feliz coincidência de comemorarmos estas datas nos permite esta flexibilidade na organização do evento”, encerram os idealizadores.

O Prêmio Padre Antônio Pacheco da Silva é organizado pela Saci e pela empresa Padovani, com apoio da Prefeitura de Itu, Coral Vozes de Itu e Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia, a OncoItu. Com o propósito de homenagear profissionais da área da saúde que, por meio de vocação e dedicação, muito contribuem e enaltecem a história da cidade de Itu, o Prêmio foi criado em 2011, ano em que se comemorou o Jubileu de Ouro da Saci.

MAIS: As inscrições para o evento são gratuitas, limitadas e podem ser efetuadas pelo site http://oncoitu.com.br/eventos ou pelo e-mail eventos@oncoitu.com.br ou ainda pelo telefone (11) 2715-7215 – OncoItu.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?