Pesquisar

>

Post: Casal saltense viaja o mundo

Casal saltense viaja o mundo

O casal Ana Paula e Rogério nos países europeus por onde já passaram ao longo deste ano; fotos feitas em Portugal, Itália, Turquia e Bulgária

Quando fizeram sua primeira viagem internacional, em 2010, Ana Paula Castelli e Rogério Ramos ficaram encantados com a possibilidade de vivenciar culturas, costumes e tradições diferentes e o desejo por conhecer mais lugares tornou-se latente. Juntos há quase 20 anos, todo ano viajavam nas férias para países diferentes. Até que em 2016, tiveram a ideia de deixar tudo e viajar o mundo, assim nasceu o World by 2.

O casal, que vive em Salto, levou um ano se preparando para a aventura. “É muito trabalho planejar uma viagem assim. É mais do que definir roteiros, tudo tem que se encaixar, temos que minimizar qualquer chance de algo dar errado, pensar nos imprevistos e ter um planejamento muito claro de como agir em situações boas e ruins”, explica Ana Paula. Os planejamentos da viagem e o financeiro são, sem dúvida, os principais pontos quando se pensa em conhecer o mundo, mas Ana Paula avisa que, além disso, há muitas documentações, compra de equipamentos e muito mais.

A temporada 2019 do casal iniciou em fevereiro e deverá acabar em novembro, e nesse período eles visitarão dez países em dez meses pela Europa e Oriente Médio. Eles já passaram por Portugal, Turquia, Bulgária, Romênia, Hungria, Eslováquia e República Tcheca e até novembro ainda passarão pela Polônia, Ucrânia e Emirados Árabes. “Nosso estilo de viagem é diferente dos mochileiros, que conhecem muitos lugares em uma viagem. Nós fazemos o estilo slow travel, conhecemos menos lugares porque passamos mais tempo em cada um. Nosso propósito é vivenciar o dia a dia do local, seus costumes e cultura”, explica a viajante.

Dentre os países que já visitaram, Ana Paula conta que a Bulgária foi uma grata surpresa. Conheceram três cidades e ficaram com a sensação de que o lugar vive um tempo diferente. Por outro lado, surpresas ruins também podem acontecer, mas nada que estrague a aventura. “Em Istambul (na Turquia), nós caímos no golpe dos engraxates e acabamos sendo extorquidos, mas para nossa sorte perdemos cerca de apenas R$ 10,00. Há muitos engraxates por Istambul, quando um deles passa perto de um turista, derruba algo e, naturalmente, você avisa que ele derrubou algo. Neste momento, ele insiste para engraxar seu sapato em agradecimento. Quando ele termina,

ele te pede dinheiro e começa a te encurralar para dar dinheiro. Você fica com medo e acaba dando. Por sorte, neste dia, o Rogério tinha um trocado separado no bolso da calça, enquanto eu, já brava, comecei a falar alto. Ele pegou o dinheiro e foi embora, mas não achem que, por isso, o país é perigoso ou que você não deva visitar. De forma alguma! O país é seguro e esse tipo de golpe, ou golpes parecidos, tem em quase todas as grandes capitais, já vimos em Roma, Paris, Viena”, alerta.

Mostrar o mundo às pessoas

O World by 2 não é apenas a viagem de um casal pelo mundo, mas um projeto de mostrar o mundo para as pessoas. Sendo assim, Ana Paula e Rogério criaram canal no Youtube e perfis em redes sociais como Instagram e Facebook. “Mostrar que há muito mais mundo afora do que podemos imaginar, que uma cultura ou costume pode ser totalmente diferente do nosso, mas que devemos tentar entender e, acima de tudo, respeitar as tradições”, reflete.

Questionada sobre as marcas que uma viagem dessa deixa, Ana Paula revelou que todos os sentimentos são mais intensos quando se está fora do meio conhecido e da zona de conforto. Saudades, alegrias, ansiedade e, acima de tudo, a gratidão, ficam maiores. “Você se vê muito mais forte do que imaginava, ao mesmo tempo em que algumas fraquezas ficam mais aparentes, e você vai tendo que lidar com isso durante a viagem. É um grande e inevitável autoconhecimento”, finaliza.

Para acompanhar a viagem de Ana Paula e Rogério basta buscá-los nas redes sociais. No blog do World by 2 (www.worldby2.com.br) há dicas e roteiros, no Instagram (@worldby2) e Facebook há fotos, relatos e dicas, também. Já no canal do Youtube, com o mesmo nome, eles postam vídeos novos toda segunda, quarta e sexta-feira.

Confira mais fotos na galeria.

texto: Gisele Scaravelli

fotos: Arquivo pessoal

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?