Esse mês o concerto barroco da 5ª edição da Itinerância Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli, da Itália, acontece, novamente, na Igreja do Carmo
O Concurso Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli de Música Barroca e Musicologia chega a sua quinta edição na América Latina e terá passagem pela cidade de Itu. Criado há dez anos, o concurso tem como ponto de partida o Castelo Ruspoli, na antiga cidade de Vignanello, na Itália, onde Donna Giada Ruspoli e o Centro Studi Santa Giacinta Marescotti criaram o concurso para honrar a memória do príncipe Francesco Maria Ruspoli (Vignanello 1672 – Roma 1731).
O evento tem como objetivo trazer à luz o espírito desse patrono da Academia da Arcádia e maior mecenas da Roma setecentista. Francesco Maria acolheu em Roma e Vignanello alguns dos maiores artistas, poetas e músicos internacionais. Sendo assim, esse concurso é dedicado aos jovens e apresenta duas seções: música barroca e estudos musicológicos. A primeira etapa da Itinerância foi o lançamento do Concurso de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos na América Latina e Caribe, sobre as relações musicais entre a Europa e a América Latina até o século XIX, que aconteceu em fevereiro, em Cuba. A segunda etapa é no Brasil e conta com concertos e masterclasses com a participação da contralto Dalma Krajnyák, vencedora húngara da edição 2017, que canta ao lado do violoncelista João Guilherme de Figueiredo e do cravista Pedro Diniz. “Em todos os concertos, os músicos utilizam instrumentos da época e técnicas de execução baseadas em pesquisas musicológicas que recuperam uma forma de tocar que se perdeu no tempo. Seu objetivo é trazer ao conhecimento do público compositores e obras do passado, renovando o interesse e ampliando a compreensão sobre a história da música”, explica a coordenadora de produção, Tina Curi.
Os concertos acontecerão no dia 13 de agosto na Igreja Nossa Senhora das Dores, em São Paulo, e no dia 17 de agosto na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Itu. Após o concerto, o evento cotinuará com um almoço na Chácara do Rosário e seguirá para o museu Fama (Fábrica de Artes Marcos Amaro), onde acontecerá uma visita guiada. “Escolhemos Itu, pois descobrimos a tradição musical histórica da cidade e também pela sua arquitetura. Acreditamos que ela conversa muito bem com a obra barroca que será tocada, além da cidade ter essa atmosfera que Vignanello tem e pela acolhida que tivemos aqui”, afirma Tina.
MAIS: Mais informações com Tina Curi pelo telefone (11) 98369-4478 ou pelo e-mail associacaoruspoli@gmail.com. Conheça o projeto no site www.associacaoruspoli.com
* Todas as atividades serão gratuitas, com exceção do almoço do dia 17 de agosto, na Chácara do Rosário, que deve ser reservado mediante pagamento.
Foto: Divulgação