Pesquisar

>

Post: Itu vai virar capital da fotografia

Itu vai virar capital da fotografia

Exposições, debates, oficinas, varal fotográfico, entre outras atividades, fazem parte do Interfoto 2019 em Itu

Festival Interfoto chega à sexta edição consolidado como um dos principais do país; todas as atividades da programação são gratuitas

Quem gosta de fotografia já pode se programar! O Interfoto 2019 será realizado neste mês de julho, de 18 a 21, em Itu. O festival terá como local principal novamente a Fábrica São Luiz, porém haverá atividades também em outros espaços pela cidade como o Museu da Energia e na Fundação Marcos Amaro, importantes polos culturais da cidade.

Exposições, workshops, debates, palestras, varal fotográfico, caminhadas fotográficas, colagem de lambe-lambe e roda de conversa serão algumas das atrações do festival, que pretende mais uma vez oferecer ao público, formado por amantes da fotografia, a oportunidade de prestigiar trabalhos de amadores e profissionais, e também adquirir conhecimento.

Assim explica Carlos Marien, organizador do evento: “Nosso desejo e objetivo é apresentar aos fotógrafos e amantes das artes e da cultura, uma programação variada sobre fotografia, através de atividades variadas e, principalmente, mostrar ao público visitante, a fotografia impressa sobre papel através de exposições fotográficas, apresentando nomes consagrados e abrindo espaço para novos talentos!”.

Ele destaca que todas as atividades do Interfoto são gratuitas. “É uma maneira para que a população em geral possa participar sem a preocupação de ter despesas extras! Nossos palestrantes e parceiros fazem sua parte doando seu tempo, seu conhecimento e talento para a causa da fotografia”.

O Interfoto 2019 seguirá três eixos (técnico, artístico e temático) e contará também, na Fábrica São Luiz, com espaço para café e livraria.

Nesta edição, o festival foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) e conta novamente com o patrocínio da Canon, Canson e Antares Imagem. Há também apoio de diversas empresas da região, como a REVISTA REGIONAL.

Caminhada e varal fotográfico

Confira algumas das atividades que serão promovidas nos três dias do festival em Itu:

Caminhadas – Duas caminhadas fotográficas estão programadas: uma histórica com o professor Carlos Rincón (passará pela Fundação Marcos Amaro e terminará com uma exposição de fotografias coladas em formato lambe-lambe nas paredes do Beco das Artes) e outra, coordenada pelas fotógrafas Viviane Aranha e Renata Guarnieri, voltada apenas para mulheres. Esta terá como objetivo mostrar o olhar único da cidade através das fotógrafas participantes.

Debate – Na Fundação Marcos Amaro, será realizada um painel de debates com o curador fotógrafo Iatã Cannabrava e convidados, discutindo a fotografia, a memória e a preservação das imagens.

Exposições – Diversas exposições poderão ser prestigiadas durante o festival. As temáticas serão: “150 anos da Fábrica São Luiz”; “Janelas D’Alma” (fotografias de

antigos funcionários da Fábrica São Luiz); convocatórias “Homo Urbanus” e “Portfólios”.

Oficinas – As oficinas envolverão a fotografia analógica, a digital e processos históricos de fotografia. Alex Gimenez e Renan Nakano, do Retratista, darão uma oficina de fotografia de celular e uma sobre a técnica de fotografia com colódio úmido; Carlos Rincón dará aulas de fotografia básica e uma oficina da técnica de impressão alternativa Gumoil; e Paulo Frederico, da Weprint!, realizará uma oficina de impressão Fine Art!. Seguindo a mesma linha de impressões, Yago Moreira ministrará oficina de impressão fotográfica com a técnica da Cianotipia, e Dani Sandrini apresentará suas fotografias impressas usando produtos orgânicos (como açafrão, beterraba e outros ingredientes naturais) e também impressas em folhas de árvores. Ana Angélica Costa, da Casa de Eva, trará uma experiência diferenciada: realizará com os participantes do Festival, uma vivência das imagens invertidas, dentro de uma câmara escura construída em grande tamanho.

Palestras – Cerca de dez palestras serão oferecidas. São elas: “Fotografia de Rua”, com Glauco Tavares; “Uma vivência real com a fotografia!”, com Felipe Paiva, “Colecionismo na Fotografia”, com Marcos Varanda; “Fotografia e Arte no Espaço Extraordinário”, com Hugo Curti; “Possibilidades da Câmara Escura”, com Ana Angélica Costa; “A fotografia de casamento atual”, com Marina Maeda; “Fotografia de rua contemporânea”, com André de Oliveira; “Oficina de Flash, “com Marcio Neves; “Direito de Imagem”, com Ramon Olads; e “Edição de Livros”, com José Fujocka e Luciana Molisani.

Roda de Conversa – Com o título “A produção autoral como estilo de vida”, o Fotoclube Bulb f/22 abre espaço ao diálogo sobre sua produção autoral e mantém proximidade com o público.

Varal fotográfico – O “Varal Fotográfico” será realizado novamente na praça ao lado da Fábrica São Luiz. Nesta edição, a organização e imagens serão do Cine Foto Clube Amparo.

MAIS:

Os horários e dias de cada atividade poderão ser conferidos no site do Festival Interfoto 2019: www.interfoto.com.br .

crédito: Rodrigo Terassan

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?